Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Risco de crédito das empresas europeias com maior subida desde colapso do Lehman  

A crise grega está a provocar uma subida de 20% no custo que os investidores suportam ao protegerem-se contra o incumprimento das maiores empresas europeias.

Bloomberg
29 de Junho de 2015 às 10:40
  • ...

O colapso nas negociações entre a Grécia e os credores e a decisão do governo de Alexis Tsipras convocar um referendo sobre as reformas propostas pelas instituições está a provocar um forte agravamento no risco de crédito das empresas europeias.

 

De acordo com a Bloomberg, o índice Markit iTraxx Europe, que agrupa os credit-default swaps (CDS) de 125 empresas europeias, registou uma subida máxima de 20% para 80 pontos base. Atingiu assim o nível mais elevado desde Março de 2014, na maior subida diária desde o dia em Setembro de 2008 que foi anunciado que o Lehman estava falido.

 

Este índice mede o custo que os investidores incorrem na compra de seguros para se protegerem contra o incumprimento das obrigações destas 125 empresas europeias com "rating" no nível de investimento.

 

Um outro índice, que agrupa as obrigações emitidas por companhias europeias com "rating" no nível de "lixo", está a disparar 20,5% para 349 pontos base, o que traduz o maior aumento desde Outubro.

 

Apesar da forte subida do risco de crédito, os índices que medem o risco de crédito na Europa estão em níveis inferiores aos registados no pico da crise de 2008 e 2011. O Markit iTraxx Europe chegou a atingir 217 pontos base em Dezembro de 2008. 

 

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Grécia CDS Lehman
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio