Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Não aceitaria oferta se tivesse acções da Semapa", diz o BESI

A Semapa propõe entregar 3,4 acções da Portucel por cada um dos títulos da "holding", uma proposta que o BESI não vê como justa. "Esta oferta está a subavaliar a Semapa", diz o BESI, afirmando que "não aceitaria".

Bloomberg
26 de Maio de 2015 às 11:14
  • 7
  • ...

Pedro Queiroz Pereira propõe aos investidores que troquem acções da Semapa por títulos da Portucel. Nesta oferta pública de troca, oferece 3,4 títulos da empresa de pasta e papel por cada um da "holding", o que confere à Semapa uma avaliação baixa, na perspectiva do BESI. "Esta oferta está a subavaliar a Semapa", refere, acrescentando que se fosse accionista da empresa "não aceitaria" a oferta apresentada.

 

"Não aceitaríamos esta oferta se tivéssemos acções da Semapa", refere a nota de "research" emitida pelo BESI, obtida pelo Negócios. "Ao nível actual de preço das acções da Portucel, a Semapa não está sequer a avaliar o valor da posição na Portucel e, como tal, esta oferta está a subavaliar a Semapa", defende o analista Nuno Estácio.

 

O BESI recorda que a Semapa tem 81,2% dos direitos de voto da Portucel, que aos preços de mercado actuais valem 2,36 mil milhões de euros. Tem ainda o controlo total da Secil que apresenta um valor total de 879 milhões de euros, sendo o valor de mercado de 568 milhões de euros. A dívida é de 690 milhões de euros.

 

"Nos nossos números, mesmo incluindo um desconto de 'holding' de 10% e um custo de 'holding' de 126 milhões de euros, atingimos um valor justo [o preço-alvo] de 18 euros. Por isso, aos valores actuais, vemos a Portucel como justamente avaliada e a Semapa a negociar com um desconto de 35% face à nossa avaliação", diz Nuno Estácio.

 

"Se alguns accionistas eventualmente aceitarem a oferta, isso criará valor para a Semapa (já que estão as suas próprias acções com um desconto de aproximadamente 35% face à nossa avaliação), o que torna ainda mais irrazoável a aceitação da oferta", remata o analista, recordando que a Semapa é uma das "balas de prata" do BESI.

Ver comentários
Saber mais Pedro Queiroz Pereira Portucel Secil OPT Semapa holding cotação avaliação preço-alvo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio