Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Semapa reduz para menos de 55% participação na Portucel se a OPT tiver 100% de sucesso

A Semapa vai aumentar o número de acções da Portucel em bolsa, no âmbito de uma oferta pública de troca (OPT) que deverá levar à retirada de bolsa da Semapa, e passará a deter menos de 55% do capital da Portucel.

25 de Maio de 2015 às 19:06
  • 4
  • ...

A Semapa detém actualmente mais de 75% do capital da Portucel, tendo em mãos mais de 582 milhões de títulos, uma posição que deverá ficar reduzida a menos de 55% após a operação que anunciou esta segunda-feira, 25 de Maio.

 

A Semapa anunciou em comunicado o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA), na modalidade de oferta de troca. Em causa está a compra das acções da Semapa que se encontram em bolsa (não detidas pela Sodim de Pedro Queiróz Pereira) e a oferta de acções da Portucel em troca.

 

Com esta operação, os accionistas da Semapa vão receber 3,40 acções da Portucel por cada título detido.  Tendo em consideração que a Semapa quer comprar 48,46 milhões de acções próprias, oferecendo 3,40 títulos da Portucel por cada uma, a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira terá de libertar 164,77 milhões de títulos da Portucel, o que representa 21,5% do capital desta última.

 

Retirando os 164,77 milhões de acções do total das acções da Portucel detidas pela Semapa, esta última ficará com pouco mais de 417 milhões de títulos, o que corresponde a 54,4% do capital da Portucel.

 

Uma vez que entrarão em bolsa mais 21,5% de acções da Portucel, se a operação tiver sucesso a 100%, esta empresa passará a ter 39,1% do seu capital em bolsa disponível para negociação, uma vez que já tem 17,6% do seu capital em "free float".

Há ainda 6,58% do capital da Portucel que está em carteira (acções próprias), de acordo com a estrutura accionista da empresa.  

 

Ver comentários
Saber mais Semapa Portucel OPA Pedro Queiroz Pereira mercados bolsa OPA OPT
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio