Notícia
Portucel passará a ter quase 40% do capital em bolsa
A Semapa lançou uma OPA sobre si própria e, em troca, oferece acções da Portucel. Se a operação tiver sucesso, a Portucel passará a ter praticamente 40% do seu capital em bolsa.
A Semapa anunciou em comunicado o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA), na modalidade de oferta de troca. Em causa está a compra das acções da Semapa que se encontram em bolsa e a oferta de acções da Portucel em troca.
Com esta operação, os accionistas da Semapa vão receber 3,40 acções da Portucel por cada título detido.
Tendo em consideração que a Semapa quer comprar 48,46 milhões de acções próprias, oferecendo 3,40 títulos da Portucel por cada uma, a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira terá de libertar 164,77 milhões de títulos da Portucel, o que representa 21,5% do capital desta última.
Assim, após a operação, a Portucel passará a ter 39,1% do seu capital em bolsa, uma vez que já tem 17,6% do seu capital cotado.
O objectivo da operação, assumido pela Sodim, detida por Queiroz Pereira, é precisamente o de deixar de ter duas empresas cotadas com um ‘free float’ reduzido. Com esta operação, a Sodim retirará a Semapa de bolsa e aumentará o número de acções da Portucel disponíveis no mercado.
Esta operação foi proposta pela Sodim, que detém 54,498% do capital da Semapa, que por sua vez detém 75,85% do capital da Portucel. Os accionistas da Semapa vão reunir-se no dia 25 de Junho para deliberarem sobre a proposta de OPA apresentada esta segunda-feira, 25 de Maio.