Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portucel desvaloriza mais de 4% pressionada pela OPT sobre a Semapa

As acções da empresa de pasta e papel foram penalizadas pela oferta pública de troca lançada sobre a Semapa, fechando a sessão com um desconto superior a 2% face às acções da "holding" de Pedro Queiroz Pereira.

Bruno Simão/Negócios
26 de Maio de 2015 às 17:00
  • 4
  • ...

As acções da Portucel fecharam em queda acentuada e a Semapa também fechou o dia em terreno negativo, com o mercado a receber de forma negativa os temos da oferta pública de troca que a Semapa lançou ontem sobre o seu capital.

 

A OPT incide sobre as acções da Semapa que não estão na posse da Sodim. Esta holding da família Queiroz Pereira controla 54,498% do capital, pelo que com esta oferta pretende comprar um máximo de 48.461.924 acções da Semapa. O objectivo, se a OPT tiver 100% sucesso, passará por retirar a Semapa de Bolsa.

 

Em troca, a Semapa oferece acções da Portucel, sendo que se a operação tiver sucesso, terá que entregar 164,77 milhões de títulos da empresa de pasta e papel, o que representa 21,5% do capital desta última. A Semapa poderá assim baixar a sua posição de 75,85% para cerca de 55%.

 

Os accionistas da Semapa vão receber 3,40 acções da Portucel por cada título detido, sendo que com esta OPT passa a haver correlação entre a cotação das duas companhias.

 

Tendo em conta a cotação de fecho de sexta-feira, esta oferta incorporava um prémio de 0,7%. No fecho da sessão desta terça-feira, a contrapartida já incorpora uma perda, uma vez que as acções da Portucel acentuaram as perdas ao longo de toda a sessão.

 

A Portucel fechou o dia a recuar 4,59% para 3,805 euros, pelo que a uma acção da Semapa corresponde 3,4 acções da Portucel avaliadas em 12,937 euros. As acções da Semapa, que estiveram grande parte da sessão em alta, acabaram o dia a perder 0,64% para 13,235 euros.

 

Apesar da correcção no final da sessão, as acções da Semapa estão mais "caras" do que as da Portucel. Ou seja, aceitar a oferta tendo em conta as actuais cotações, representa um retorno negativo. Uma acção da Semapa está cotada na Bolsa a 13,235 euros e pode ser trocada por 3,4 acções da Portucel que estão no mercado avaliadas em 12,937 euros. A diferença é de 2,3%.

 

Na perspectiva do BESI, os termos de troca implícitos na operação conferem à Semapa uma avaliação baixa.

 

Não aceitaríamos esta oferta se tivéssemos acções da Semapa", refere a nota de "research" emitida pelo BESI, obtida pelo Negócios. "Ao nível actual de preço das acções da Portucel, a Semapa não está sequer a avaliar o valor da posição na Portucel e, como tal, esta oferta está a subavaliar a Semapa", defende o analista Nuno Estácio.

 

Também o BiG critica os termos de troca da operação, pois oferece um prémio pouco atractivo aos investidores, pois a Semapa negoceia a desconto face à Portucel e tem um substancial potencial de subida.

 

"Se tivesse acções da Semapa, sentir-me-ia no direito de reclamar um desconto maior" sobre as acções da Portucel, disse à Reuters o analista do Banco BiG João Lampreia.

 

Se na aplicação do rácio de troca não resultar um número inteiro de acções da Portucel, o remanescente será pago em dinheiro, tendo por referência a cotação da Portucel de 4,069 euros. Por exemplo, se um accionista da Semapa possuir 138 acções da Semapa e a aceitar a OPT, receberá 469 acções da Portucel, mais 81 cêntimos em dinheiro (0,2x4,069 euros).    

 

Aqui pode ver a calculadora do Negócios para saber a quantas acções da Portucel tem direito se aceitar a OPT sobre a Semapa. 

Ver comentários
Saber mais BESI Queiroz Pereira Banco BiG João Lampreia Portucel OPT Semapa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio