Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: "Oferta da Altice é acima do preço que esperávamos que alguém pagasse" pela PT Portugal

Os analistas são unânimes: a venda da PT Portugal vai proporcionar à Oi margem de manobra para avançar para a consolidação no Brasil. O BPI diz que a oferta é alta, mas admite que há algumas incertezas em torno da oferta. As acções da Oi dispararam mais de 11%, enquanto a Altice já perdeu 2,5%.

03 de Novembro de 2014 às 13:12
  • 59
  • ...

A Altice, dona da Cabovisão e da Oni, avançou efectivamente com uma oferta de compra pela PT Portugal à Oi, que avalia os activos da dona do Meo em 7.025 milhões de euros.

 

"Esta oferta vai impulsionar a especulação sobre os cenários de consolidação no Brasil e, consequentemente, acreditamos que [as acções da] Oi vão estar suportadas no curto-prazo", afirmam os analistas do BPI numa nota de análise emitida esta segunda-feira, 3 de Novembro.

 

"A oferta da Altice é acima do preço que esperávamos que alguém pagasse [pela PT Portugal], apesar de alguns detalhes da oferta serem pouco claros." A primeira incerteza está relacionada com as receitas e o Opex futuros para se atingir os sete mil milhões de euros da oferta, o que "pode mudar drasticamente a percepção da oferta."

 

Outra questão deixada pelos analistas do BPI está relacionada com as responsabilidades com as reformas de antigos trabalhadores da Portugal Telecom. "Não é claro se o valor da oferta já é líquido desta responsabilidade ou não", salientam.

 

"À parte destas questões, estamos um pouco surpresos de ver a Altice apresentar uma oferta de compra antes de assegurar a venda da Cabovisão, já que antecipamos que um processo de concentração entre a PT Portugal e a Cabovisão vai levar mais de um ano para que as autoridades de concorrência emitiam uma decisão final. Esta linha temporal parece incompatível com os planos de consolidação da Oi no Brasil", que têm alguma urgência, acrescentam os analistas do BPI.

 

A avaliação que o BESI faz da Oi, coloca o valor da "PT Portugal em cerca de 6,7 mil milhões de euros, o que não é substancialmente diferente do preço oferecido pela Altice", afirmam os analistas desta casa de investimento. "Esta oferta era esperada e encaixa nos objectivos da Oi de vender activos para participar na consolidação no Brasil, que é o objectivo final da empresa nesta altura."

 

"Uma potencial venda da PT Portugal a este preço, permitiria que a dívida líquida da Oi de 46,2 mil milhões de reais diminuísse para 24,4 mil milhões, uma redução que também permitiria uma diminuição considerável da alavancagem, fornecendo a Oi de uma flexibilidade adicional para perseguir o objectivo de consolidação no Brasil".

 

"Nesta altura, não excluímos a possibilidade de ofertas rivais pela PT Portugal", sublinha o BESI.

 

Os analistas do BESI consideram que, apesar de ter a Cabovisão e a Oni, a Altice "não terá obstáculos" relevantes "de uma perspectiva regulatória para concluir a operação."

 

As acções da Oi valorizam 6,92% para 1,39 reais, tendo já estado a subir mais de 11% para 1,45 reais. Já a Altice desce 1,43% para 48,98 euros.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais PT Portugal Oi Altice research análise
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio