Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: Investimento da Portucel "deve ser o primeiro passo para mais investimentos em Cacia"

A Portucel anunciou nas últimas horas um investimento em Cacia. Para o BPI esta decisão “é positiva do ponto de vista de estratégia e deve ser o primeiro passo para mais investimentos em Cacia”.

Bloomberg
06 de Outubro de 2015 às 09:58
  • 2
  • ...

A Portucel anunciou esta segunda-feira, 5 de Outubro, que vai inaugurar no dia 13 de Outubro os dois mais recentes investimentos levados a cabo pelo grupo, em Cacia e em Vila Velha de Ródão, no valor global de 95,3 milhões de euros e vai aproveitar a ocasião para anunciar um novo investimento no valor de 120 milhões de euros a realizar até 2017. A empresa "concluiu os trabalhos técnicos preparatórios que sustentam a decisão de escolher Cacia para acolher o seu previsto investimento numa nova linha de produção tissue, num valor estimado de cerca de 120 milhões", explica a Portucel.

 

Para o BPI, numa nota de análise a que o Negócios teve acesso, este investimento "é positivo do ponto de vista estratégico e dever ser o primeiro passo para mais investimentos em Cacia". "Isto deve permitir à Portucel ampliar o perfil de integração e a sua exposição para um dos poucos mercados de papel com perspectivas de crescimento enquanto beneficia do seu baixo custo de produção de pasta", pode ler-se ainda na nota.

 

Os analistas do BPI consideram ainda que a parte fundamental do investimento da empresa deverá ter lugar em 2016-2017.

 

Subida dos preços do papel nos EUA

 

A papeleira Rolland anunciou um aumento do preço de 4% a 5% das encomendas feitas a partir de 3 de Novembro para alguns tipos de papel. Os analistas do BPI consideram que este aumento dos preços é "positivo". "Acreditamos que esta subida nos preços do papel nos Estados Unidos é o resultado de um conjunto de tarifas de importação aplicadas recentemente contra um conjunto de países, que inclui Portugal", referem os analistas do BPI, numa nota a que o Negócios teve acesso.

 

A Portucel divulgou em Agosto que os EUA determinaram uma série de margens provisórias que têm de ser pagas pelas empresas estrangeiras que operam no mercado de venda de papel no país, tendo-lhe sido fixada uma margem provisória – que representa uma taxa aduaneira – de 29,53%. A decisão final ainda não foi tomada.

 

Na nota de análise, o banco destaca também que tem sublinhado que "o crescente impacto negativo destas tarifas de importação poderão ser compensadas por preços localmente mais elevados". 

"O aumento dos preços na Rolland deve ser o primeiro entre outros, considerando o facto que as tarifas de importação deve afectar 25% do total da procura de papel nos Estados Unidos", refere ainda o BPI.

O banco tem uma recomendação de comprar para a Portucel e um preço-alvo de 3,95 euros.

As acções da empresa estão por esta altura a subirem 2,51% para 3,304 euros.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

 

Ver comentários
Saber mais Portucel Cacia BPI pasta e papel nota de análise
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio