Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Analistas antecipam subida de 127% dos lucros da Altri no quarto trimestre

A Altri apresenta os seus resultados relativos a 2015 na próxima quinta-feira, 25 de Fevereiro, depois do fecho da bolsa. A subida dos preços da pasta e a valorização do dólar terão suportado as contas.

Miguel Baltazar/Negócios
24 de Fevereiro de 2016 às 13:00
  • 1
  • ...

O lucro líquido da Altri terá mais do que duplicado no quarto trimestre de 2015, em termos homólogos, suportado pela subida dos preços da pasta de papel e pela apreciação do dólar norte-americano, segundo os analistas consultados pela Reuters. A média das estimativas de três analistas aponta para um lucro de 32,9 milhões de euros, entre Outubro e Dezembro de 2015.

 

Os analistas vêem o EBITDA - lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização - a subir 88% para 58,2 milhões de euros e as vendas a avançarem 18% para 172,2 milhões de euros.

 

"Prevemos que os resultados do quarto trimestre da Altri demonstrem uma dinâmica forte em termos homólogos, pois o preço da pasta permanece elevado, enquanto o câmbio euro-dólar também deverá ter suportado," diz o Haitong.

 

Este banco de investimento adiantou que o último trimestre do ano não será tão forte quanto o terceiro, devido a descontos nos preços e uma queda sazonal dos volumes, "mas deverá ainda ser excelente".

 

"A questão é se o ciclo da pasta está mesmo a virar e qual será a magnitude dessa viragem. Estamos a ver os preços ainda benignos no primeiro trimestre deste ano, com preços e procura altos, mas os preços na China já caíram mais de 10%" frisou o mesmo banco.

 

O Haitong salientou que mantém uma recomendação de "neutral" para as acções da Altri, apesar de uma potencial de valorização de quase 30% conferido pelo preço-alvo de 4,5 euros, pois ainda não é certo que o preço da pasta não desça de forma significativa.

 

O BPI também prevê que a empresa divulgue mais um trimestre de resultados fortes, mas frisou que estes estão já incorporados na cotação do título, com o foco centrado na geração de fluxo de caixa para reduzir a alavancagem.

 

Para o conjunto dos doze meses de 2015, a média das estimativas dos analistas aponta para um lucro líquido de 117,8 milhões de euros, EBITDA de 221,6 milhões de euros e receitas de 665 milhões de euros, acrescenta a Reuters.

 

As acções da Altri sobem 1,26% para os 3,46 euros numa sessão em que a bolsa de Lisboa desce mais de 1%.

Ver comentários
Saber mais Altri analistas resultados quarto trimestre 2015 pasta de papel dólar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio