Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI: Resultados operacionais "excepcionais" deverão suportar acções da Altri

Os analistas do CaixaBI antecipam que a Altri divulgue um conjunto de resultados "sólido" e esperam que os números sejam um catalisador para as acções da papeleira.

Miguel Baltazar/Negócios
18 de Fevereiro de 2016 às 10:22
  • 6
  • ...

A Altri deverá ter terminado 2015 com um resultado líquido de 116,3 milhões de euros, um resultado três vezes superior aos lucros divulgados um ano antes, antecipa o CaixaBI. O banco de investimento diz que o último ano "foi excepcional para a Altri em termos operacionais" e espera que os resultados dêem suporte às acções.


A Altri deverá apresentar no próximo dia 25 de Fevereiro um resultado líquido anual de 116,3 milhões de euros, um número que compara com os 37,4 milhões reportados em 2014, segundo as estimativas do CaixaBI. Já as receitas deverão ter subido para 667,8 milhões de euros, o que implica um crescimento de 20,8% face ao período homólogo.


"O ano de 2015 foi excepcional para a Altri em termos operacionais, com a empresa a conseguir aumentar significativamente o seu nível de eficiência e tirar partido das condições favoráveis do negócio da pasta", escreve o analista Carlos Jesus, numa nota onde divulga as suas previsões para os resultados da papeleira.


A papeleira tem beneficiado com a desvalorização do euro face ao dólar, um movimento que é favorável às empresas que realizam grande parte das suas receitas na moeda americana, como é o caso da Altri.


"A empresa deverá apresentar novamente resultados sólidos beneficiando do contexto favorável do negócio da pasta, nomeadamente do câmbio euro/dólar", explica o mesmo analista, adiantando que "os preços da pasta branqueada de eucalipto (BHKP) em dólares caíram cerca de 0,2% no quarto trimestre de 2015, face ao trimestre anterior, passando de 804 dólares por tonelada para para 802 dólares por tonelada". Ainda assim, em euros, os preços subiram 1,3%, devido ao factor cambial.


O banco de investimento da CGD prevê ainda que a companhia tenha encerrado o ano com um free-cash-flow de 110 milhões de euros antes de dividendos, "permitindo reduzir o nível de dívida líquida para cerca de 440 milhões de euros".


O CaixaBI acrescenta ainda que "o preço da acção tem vindo a ser pressionado pela queda generalizada do PSI-20 e pensamos que estes resultados podem constituir um interessante catalisador".


As acções da Altri seguem a valorizar 0,81% para 3,476 euros. Desde o início do ano, os títulos registam uma desvalorização de 27,34%, arrastados pela turbulência nos mercados. 

Ver comentários
Saber mais Altri CaixaBI analistas resultados research acções
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio