Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong: Altri deverá ter fechado 2015 com lucros de 120 milhões

Os analistas do Haitong antecipam um forte crescimento dos resultados da Altri no último ano, com os lucros a dispararem para 120 milhões de euros, suportados pela evolução dos preços da pasta e pela valorização do dólar.

Miguel Baltazar/Negócios
24 de Fevereiro de 2016 às 10:37
  • 3
  • ...

A Altri deverá reportar esta quinta-feira, 25 de Fevereiro, um conjunto de resultados que revelam uma "dinâmica forte". Os analistas do Haitong antecipam que a papeleira tenha encerrado o último ano com um resultado líquido de 120 milhões de euros, acima dos 37 milhões registados em 2014. Os especialistas acreditam que a companhia vai continuar a beneficiar da evolução dos preços da pasta e da valorização do dólar.


Os lucros da Altri deverão ter disparado 220% em 2015 para 120 milhões de euros, enquanto o EBITDA deverá ter duplicado para 223 milhões de euros e as vendas deverão ter crescido 20% para 646 milhões, prevêem os analistas do Haitong.


Já os resultados do quarto trimestre deverão ter atingido os 35 milhões de euros, ligeiramente acima dos 34 milhões nos três meses anteriores. "Esperamos que os resultados do quarto trimestre da Altri mostrem uma dinâmica forte face ao período homólogo, na medida em que os preços da pasta permanecem num nível elevado e o câmbio euro/dólar também tem ajudado", diz a mesma nota.


Para os especialistas, a verdadeira questão é perceber quando o ciclo da pasta vai realmente inverter e a magnitude desta mudança no ciclo. "Ainda estamos a antecipar um primeiro trimestre de 2016 muito benigno com os preços em níveis elevados e procura decente, mas os preços na China já caíram em mais de 10%", lembra o Haitong.


Os analistas argumentam que os preços da pasta deverão diminuir cerca de 3% em 2016, para uma média de 760 dólares por tonelada, ajustando-se face ao pico alcançado em 2015.


"Depois de terem alcançado um máximo nos 810 dólares por tonelada em Outubro, os preços europeus já estão em 764 dólares (uma queda de 6%), embora isto ainda esteja dentro da nossa margem de segurança", refere o "research".


Contudo, o Haitong destaca que, caso a queda dos preços da pasta acelere, isto poderá colocar em risco as estimativas para 2016. O mesmo acontece no caso do câmbio, com os especialistas a assumirem que o euro vai negociar em torno de 1,12 dólares este ano.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Altri Haitong resultados analistas papeleiras pasta China procura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio