Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Piores lucros da banca nos EUA desde a crise são um teste às bolsas

Os seis maiores bancos deverão registar uma queda de 20% dos lucros no primeiro trimestre do ano, segundo a Thomson Reuters. Uma queda acentuada que deverá pressionar as bolsas, num ano em que os desempenhos deixam muito a desejar.

Bloomberg
13 de Abril de 2016 às 07:10
  • ...
O JPMorgan dá o pontapé de saída na época de resultados da banca norte-americana. Os dados do primeiro trimestre serão conhecidos esta quarta-feira, sendo que mais três bancos estarão em foco esta semana. Até porque as estimativas dos analistas não são animadoras. A Reuters aponta mesmo para os piores resultados desde a crise financeira, com as receitas de negociação aquém do desejável. Num ano de perdas, resta saber qual será a reacção das bolsas.

O maior banco dos EUA arrancará a época de resultados do sector. Mas logo depois do JPMorgan será a vez do Bank of America e do Wells Fargo na quinta-feira, bem como do Citigroup na sexta-feira. Nos dois primeiros dias da próxima semana, o foco estará no Morgan Stanley e no Goldman Sachs, respectivamente. Resultados que prevêem-se "negros".

As estimativas recolhidas pela Thomson Reuters apontam para uma queda de 20% nos lucros dos seis maiores bancos dos EUA. A verificar-se, será o pior arranque de ano desde o espoletar da crise financeira em 2008. Mas para alguns bancos, como o Goldman Sachs, a previsão é de que venham a ser os piores em mais de uma década. A pesar nas contas dos bancos continuam a estar as receitas de negociação. Isto numa altura em que as perspectivas para a economia mundial continuam a deteriorar e, assim, a pesar na confiança dos investidores.

Isso mesmo reflecte a evolução das bolsas mundiais. O S&P 500 sobe, actualmente, 0,70% este ano, depois de já ter estado a perder um máximo de 10,5%. Pior é o desempenho do sub-índice da banca, que já afundou um máximo de 23%. "Há muitos desafios pela frente", atira Jerry Braakman. O director de investimento do First American Trust aponta que "o primeiro trimestre será feio" para o sector financeiro nos EUA. "E não prevemos que seja necessariamente recuperado no segundo semestre do ano", conclui.
Ver comentários
Saber mais JPMorgan Morgan Stanley Bank of America Goldman Sachs resultados Wells Fargo Citigroup bancos banca bolsa acções mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio