Notícia
Lucro do Bank of America desce 18%
Apesar de ter sido melhor que o esperado pelos analistas, o resultado do banco foi penalizado pelas menores receitas da banca de investimento.
O Bank of America lucrou 2,22 mil milhões de dólares (1,97 mil milhões de euros) nos primeiros três meses do ano, o que compara com o resultado de 2,72 mil milhões de dólares obtidos no mesmo período do ano anterior. A quebra de 18% ficou a dever-se à descida dos resultados da banca de investimento, negociação e a maiores provisões de crédito concedido ao sector energético.
Apesar da descida dos resultados, os números ficaram acima do esperado pelos analistas. O lucro por acção do banco foi de 0,21 dólares, acima dos 0,20 dólares estimados pelo consenso do mercado, segundo a Reuters. A divisão de banca de investimento foi a que teve a pior evolução. O resultado líquido deste segmento desceu de 1,38 mil milhões para 1,076 mil milhões de dólares. A volatilidade nos mercados financeiros tem levado o mercado a antecipar uma quebra dos resultados dos bancos nesta área.
Além da quebra na banca de investimento, o Bank of America teve também de aumentar as provisões para fazer face a perdas com crédito. "As provisões para perdas de crédito aumentaram 457 milhões de dólares, motivadas principalmente por aumentos das reservas relacionadas com a energia", refere o banco em comunicado. A queda dos preços do petróleo tem levado a um aumento dos receios por parte do mercado sobre o incumprimento do sector energético junto da banca norte-americana.
Os resultados do Bank of America surgem depois do JP Morgan ter, na passada quarta-feira, divulgado também uma quebra do lucro mas de uma dimensão menor que o esperado pelo mercado.