Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa regista maior série de perdas desde Dezembro de 2014

A bolsa nacional regressou às quedas, registando assim a sexta sessão consecutiva em terreno negativo, o que representa a maior série de descidas desde Dezembro de 2014.

A carregar o vídeo ...
12 de Novembro de 2015 às 09:01
  • 14
  • ...

O PSI-20 cai esta quinta-feira 0,48% para 5.224,05 pontos, com 13 cotadas em queda, duas em alta e três inalteradas. Esta é assim a sexta sessão consecutiva de perdas na praça nacional, o que corresponde ao maior ciclo de quedas desde Dezembro de 2014. Nestes seis dias, o principal índice bolsista encolheu 6,56%.

 

O resto da Europa tem oscilado entre ganhos e perdas, com o índice europeu Stoxx600 a acumular, nas mesmas seis sessões, uma descida de 1%.

 

A determinar as oscilações nas praças europeias têm estado os resultados de cotadas, o Banco Central Europeu (BCE) e a Reserva Federal (Fed) dos EUA. E esta quinta-feira, 12 de Novembro, a política monetária volta a estar em destaque. Por um lado Mario Draghi fala perante o Parlamento Europeu, depois de Benoit Coeure, membro do BCE, ter dito que a decisão sobre implementar mais medidas de estímulo à economia da Zona Euro em Dezembro ainda não está fechada, o que deixou os investidores expectantes. "A decisão não está tomada", afirmou o responsável numa entrevista ao Le Fígaro, citada pela Bloomberg. "O debate está em aberto", adianta.

 

Também hoje Janet Yellen vai discursar em Washington, com os investidores a quererem tentar perceber se a presidente da Fed dará mais pistas sobre o que pretende fazer ao nível da política monetária. Subirão os juros nos EUA já em Dezembro ou não?

A determinar oscilações mais acentuadas na praça nacional tem estado a situação política, com os investidores expectantes em relação a algumas medidas que possam ter impacto para alguns sectores, como o caso da energia. Mas também porque as taxas de juro da dívida têm subido no mercado secundário, o que afecta com maior impacto a banca. O risco da dívida portuguesa face a Espanha e a Itália quase duplicou desde as eleições.

 

Os sectores da banca e da energia têm sido assim dos que mais têm perdido e esta quinta-feira o cenário não é diferente.

 

A EDP cai 1,27% para 3,109 euros, a EDP Renováveis perde 0,72% para 6,235 euros, a Galp Energia recua 1,56% para 9,673 euros e a REN desce 0,46% para 2,61 euros.

 

Na banca, o BCP deprecia 0,65% para 4,62 cêntimos, o BPI desvaloriza 0,10% para 1,031 euros, enquanto o Banif segue estável nos 0,27 cêntimos, um dia depois de ter reportado os resultados dos primeiros nove meses do ano.

O banco liderado por Jorge Tomé reportou um resultado líquido de 6,2 milhões de euros entre Janeiro e Setembro, contra perdas de 154,9 milhões no período homólogo do ano passado.

 

A travar a queda da bolsa nacional está a Jerónimo Martins, ao subir 1,09% para 12,96 euros.

 

Ver comentários
Saber mais bolsa PSI-20 mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio