Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional ganhou 2,6% na semana, à boleia do BCP

A bolsa portuguesa registou uma valorização semanal pela primeira vez em três semanas, com o BCP a acumular ganhos superiores a 13%. O índice principal terminou a sessão desta sexta-feira acima dos 6.500 pontos pela primeira vez desde o início do mês.

20 de Dezembro de 2013 às 19:31
  • 12
  • ...

O PSI-20 acumulou uma valorização de 2,63% nas últimas cinco sessões e terminou a penúltima semana do ano nos 6.516,14 pontos. O principal índice já não fechava acima da fasquia dos 6.500 pontos desde dia 2 de Dezembro e registou o primeiro ganho semanal desde o período que findou a 29 de Novembro.

 

Os investidores europeus passaram a semana a observar os desenvolvimentos económicos que tiveram lugar no outro lado do oceano Atlântico. Ben Bernanke anunciou, na quarta-feira, uma redução do programa de compra de activos mas deu aos investidores um horizonte de juros baixos. As taxas de referência não irão subir dos actuais mínimos históricos enquanto a taxa de desemprego não ultrapassar, em baixa, o nível de 6,5%, prometeu.

 

As acções globais responderam positivamente à postura assumida pela Fed e as acções europeias superaram o desempenho do mercado português. O índice europeu Stoxx 600 valorizou 3,7% na semana. Sexta-feira também foi dia de ganhos, com estes a serem justificados pela notícia de que a maior economia do mundo cresceu a um ritmo mais acelerado do que fora inicialmente reportado.

 

BCP foi a cotada da semana

 

Os títulos do Banco Comercial Português concentraram as atenções dos investidores numa semana que permitiu que mais do que duplicasse a cotação face ao início do ano. Os títulos que encerraram 2012 a cotar nos 7,5 cêntimos por acção, terminaram a penúltima semana do ano a valorizar 13,36% para 16,25 cêntimos e em máximos de dia 1 de Setembro de 2011.

 

O Espírito Santo Financial Group terminou a semana praticamente inalterado, ao perder 0,06% face ao valor de fecho da semana passada. Isto, apesar de ter encerrado esta sexta-feira a ganhar 2,25% para 4,996 euros, num dia em que chegou a fixar um mínimo histórico ao descer 2,78% para 4,75 euros.

 

O BPI registou uma valorização semanal de 4,95% para 1,23 euros por acção, naquele que o terceiro melhor desempenho do sector. O BES avançou 4,33% para 1,013 euros, registando um valor de fecho superior a um euro pela primeira vez desde dia 11 de Dezembro.

 

A Sonae SGPS encerrou a semana a ganhar 6,14% para 1,072 euros, naquele que foi o segundo melhor desempenho da semana no PSI-20. A retalhista Jerónimo Martins progrediu 0,18% face ao preço de fecho da semana passada.

Ver comentários
Saber mais Bolsa BCP mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio