Notícia
Uber suspende voluntariamente serviço em Portland
A justificar a decisão está um acordo fechado com as autoridades locais para que a Uber seja legalizada ao abrigo da nova legislação que está a ser preparada. A aplicação já foi proibida noutros pontos do mundo.
É uma decisão sem precedentes. A aplicação Uber concordou, de uma forma voluntária, parar a sua operação em Portland durante três meses.
A decisão faz parte de um acordo com as autoridades daquela cidade norte-americana, que está a desenvolver uma nova legislação para táxis. Mesmo que esse processo não esteja concluído na data limite de 9 de Abril, a Uber voltará a funcionar na cidade.
A tecnológica arrancou a sua actividade em Portland, de uma forma ilegal, no início de Dezembro. O acordo irá agora licenciar a actividade.
Noutros pontos do mundo – como Espanha, França, Rio de Janeiro, Nova Deli – já foram tomadas medidas para bloquear esta aplicação que permite solicitar um serviço de transportes.
No início de Dezembro, quando contactado pelo Negócios, o Ministério da Economia português não quis especificar que tipo de legislação se aplica a este serviço em território nacional. Fonte oficial garantiu apenas que a Uber não concorre com o serviço de táxis.
As duas modalidades existentes no país – nas cidades de Lisboa e recentemente do Porto – funcionam assentes em motoristas profissionais licenciados.
Por isso, a contestação não tem sido tão acentuada como em outros pontos do mundo, com a modalidade que permite que qualquer pessoa inscrita na Uber (mesmo sem ser motorista profissional) possa transportar passageiros nas suas viaturas privadas.
Ainda assim, os taxistas portugueses estão preocupados.