Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Embaixador brasileiro em Portugal: "Faço votos para que uma empresa brasileira possa vencer o concurso da TAP"

Mário Vilalva aponta que uma das vantagens de uma transportadora brasileira ficar com a TAP seria manter o "hub" em Lisboa. Diplomata deseja que a "América Latina continue a ser servida pela TAP" no futuro.

Miguel Baltazar
26 de Novembro de 2014 às 17:53
  • 14
  • ...

A privatização da TAP pode ser um negócio interessante para as empresas de aviação brasileiras. Esta é a convicção do embaixador brasileiro em Portugal que não tem "sombra de dúvida" que as transportadoras brasileiras vão estudar este negócio.

  

"A TAP poderá, e deverá, ser uma hipótese para o Brasil", disse Mário Vilalva (na foto) à margem de um encontro da Câmara do Comércio e Indústria Luso Brasileira (CCILB) esta quarta-feira, 26 de Novembro. "Eu faço votos que uma empresa brasileira possa vencer o concurso da TAP", declarou.

 

A compra da companhia aérea portuguesa por uma brasileira irá manter a TAP no eixo de influência lusófono, considera o diplomata. "Nós temos todo o interesse de que o hub permaneça em Lisboa, que esse eixo estratégico continue a falar português, e não outra língua".

 

Mário Vilalva revelou também desejar que a "América Latina, especialmente o Brasil, continue a ser servida pela TAP que hoje canaliza grande parte dos passageiros europeus para o Brasil".

 

Foi este mês que o Governo relançou o processo de privatização da TAP. Há dois anos, o processo inicial terminou sem a conclusão da privatização, após o Governo rejeitar a única proposta, do colombiano German Efromovich, por não reunir as condições financeiras necessárias.

 

No novo processo, o Governo de Passos Coelho pretende alienar 66% do capital. Desta fatia, 61% será alienado através de venda directa a um ou mais investidores de referência, com 5% a ficarem reservados aos trabalhadores do grupo TAP. O Estado português fica com uma opção de venda de 34% que pode vir a ser exercida dois anos após a conclusão do negócio.

 

Actualmente existem três potenciais interessados na compra da TAP, com um deles a ser uma companhia brasileira. Os empresários Pais do Amaral e Frank Lorenzo, a espanhola Air Europa e a transportadora brasileira Azul, controlada pelo norte-americano David Neelman. Neste segundo processo já não deverá participar o empresário German Efromovich, dono da Avianca.

 

A TAM é a maior companhia áerea brasileira, com a Gol (que comprou a Varig) na segunda posição. A Azul surge como terceira maior companhia aérea em termos de passageiros transportados.

 

Sobre a entrada de empresas brasileiras em Portugal, o embaixador acredita que no médio prazo poderão haver novos investimentos. "Eu acredito que sim. Temos aos poucos algumas empresas brasileiras que estão a investir aqui."

 

O diplomata admite que "talvez o ritmo não seja aquilo que nós, que estamos a viver em Portugal, gostaríamos de ver, um ritmo mais acelerado, com mais empresas", mas as empresas "estão a chegar aos poucos".

 

"Algumas participaram nos processos de privatização, e o mercado continua muito atraente não só pelo que representa em si, mas em termos de ponte para o resto do mercado europeu", afirmou.

 

Existem vários exemplos de empresas brasileiras a investir em Portugal. A PT Portugal é actualmente detida pela Oi, enquanto a Camargo Corrêa é dona da cimenteira Cimpor. Já a construtora Embraer tem duas fábricas em Évora onde produz componentes para vários modelos de aviões.

Ver comentários
Saber mais Brasil TAP aviação embaixador do Brasil Mário Vilalva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio