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Sérgio Monteiro: TAP é uma "companhia de bandeira" que vai continuar a prestar serviço público

Sérgio Monteiro, secretário de Estado de Infra-estruturas, escusou-se a comentar nomes e capacidades de eventuais candidatos à privatização da TAP.

Pedro Elias/Negócios
19 de Novembro de 2014 às 14:33
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À margem do Congresso das Comunicações, Sérgio Monteiro salientou, apenas, que as propostas "terão de ser avaliadas tendo em conta o rigor que vamos colocar no caderno de encargos que vamos aprovar". Obrigações, salientou, financeiras e estratégicas. As obrigações financeiras  têm a ver com o valor que os candidatos se proponham pagar pelas acções da TAP, mas também as obrigações de capitalização. E a nível estratégico de desenvolvimento da companhia. 

 

"Os candidatos que não estejam em condições de cumprir ou os critérios financeiros ou técnicos não podem ver as propostas aceites", salientou Sérgio Monteiro, que acredita que o processo não ficará deserto.

 

"Se não tivéssemos essa expectativa [de ter candidatos] não teríamos relançado o processo de privatização. Fizemos um trabalho aprofundado de análise do mercado e das condições que o mercado aceitaria dentro das restrições mínimas para nós", onde se inclui a venda da manutenção do Brasil que é uma área que perde dinheiro. Sérgio Monteiro explicou que o Estado não pode vender a TAP sem essa área porque senão estaria a privatizar os lucros e a nacionalizar os prejuízos.  

 

Defendeu, por isso, o processo de venda que vai permitir capitalizar a empresa que é uma companhia de bandeira - epíteto que recusou atribuir à PT - "sem por em causa obrigações perante o país". Esta "será sim uma companhia bandeira que presta serviço público na ligação às ilhas e à diáspora". Essas ligações "serão mantidas independentemente do accionista futuro". O Estado manterá uma minoria no capital durante dois anos.

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