Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Apple ganhou uma tonelada de ouro à conta da reciclagem de produtos

Os números constam do relatório ambiental da empresa da maçã e dão conta da dimensão do reaproveitamento de materiais: num ano, a empresa diz ter impedido quase 45 mil toneladas de componentes de irem parar à lixeira.

A carregar o vídeo ...
21 de Abril de 2016 às 14:31
  • 3
  • ...

Se é proprietário de um iPhone, o smartphone da Apple, saiba que tem nas mãos 30 miligramas de ouro aplicados em componentes e circuitos internos. Agora multiplique pelos milhões destes e de outros dispositivos (incluindo iPad, iPod ou iMac) que a marca recolhe, desmonta e recicla todos os anos e tem o resultado: no ano passado, a empresa obteve cerca de uma tonelada em ouro com a reciclagem.


Os números, citados no relatório ambiental anual da companhia, apontam para a reciclagem de 2.204 libras de ouro (equivalente a 999 quilogramas) e de três toneladas em prata em 2015. À cotação actual do ouro (1.269 dólares por onça), a reciclagem do metal amarelo permitiria à empresa da maçã encaixar quase 45 milhões de euros.


No total, a empresa recolheu quase 45 mil toneladas em material electrónico usado, tendo reciclado mais de metade desse peso em colaboração com 160 operadores em todo o mundo. O aço e o plástico recuperados (os materiais mais presentes) ascenderam respectivamente às 10 mil e seis mil toneladas. No total, num ano, foram reaproveitadas 27,8 mil toneladas em materiais.


Agora, a marca norte-americana conta com uma ajuda preciosa na recuperação de materiais. Há um mês, a 21 de Março, a Apple apresentou a linha de robots Liam, com a qual pretende retirar do lixo em específico os smartphones produzidos pela marca que atingem o fim de vida.

No vídeo que a empresa divulgou, o mecanismo (na foto) pega no equipamento, localiza os pontos de entrada como parafusos e encaixes, retira-os e vai desmontando e separando os componentes do aparelho, um a um.

 

O procedimento demora 11 segundos por cada dispositivo e "retira os seus componentes de alta qualidade de forma a que possam ser reciclados, reduzindo a necessidade de extrair esses materiais da Terra", refere o relatório ambiental da empresa.

Ver comentários
Saber mais Apple Liam economia negócios e finanças economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio