Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Haitong: Subida dos proveitos regulados em Espanha tem impacto "positivo" para a EDP

O aumento de 12% nesta remuneração deverá ter um impacto positivo, pela estimativa da Haitong, de 1,6% para o lucro da EDP este ano.

Miguel Baltazar/Negócios
07 de Abril de 2016 às 07:30
  • 1
  • ...
A EDP vai contar este ano com um aumento dos proveitos regulados na distribuição de electricidade em Espanha. A subida vai ser de 12% para um total de 177 milhões de euros face aos proveitos de 2015.

O aumento foi anunciado esta semana pelo regulador espanhol Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia (CNMC). Esta subida de 12% representa um impacto positivo de 1,6% na estimativa da Haitong para o lucro da EDP este ano.

A casa de investimento aponta que este aumento vai ter um impacto "positivo" para a eléctrica presidida por António Mexia. No entanto, sublinha que este valor já era "esperado", pois está em linha com o que tem sido noticiado no país vizinho, sublinha a Haitong numa nota de análise publicada quarta-feira, 6 de Abril.

Ao mesmo tempo, a Haitong sublinha acreditar que "esta melhoria na remuneração da distribuição de electricidade em Espanha já está incluída na previsão de lucros da EDP de 900 milhões de euros para 2016, limitando assim o seu impacto". Estes proveitos são uma forma do Estado compensar as eléctricas pelos custos com a distribuição de electricidade.

António Mexia anunciou em Março que a EDP esperava lucros de 900 milhões de euros para este ano, menos 1,4% face ao registado em 2015, no que poderá ser o segundo ano consecutivo com lucros abaixo dos mil milhões desde 2008.

No total, o Estado espanhol deverá pagar proveitos de cinco mil milhões de euros às empresas distribuidoras de energia eléctrica este ano. Os maiores beneficiários são a Endesa (1,9 mil milhões de euros), a Iberdrola (1,6 mil milhões) e a Unión fenosa (733 milhões).

A Haitong mantém inalterado tanto o preço-alvo de 3,85%, como a recomendação de "comprar".

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais EDP António Mexia Espanha Espanha Endesa Iberdrola energia electricidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio