Notícia
Lucros da EDP Renováveis caem 14% no primeiro semestre
A EDP Renováveis terminou o primeiro semestre do ano com uma queda de 14% dos seus lucros, num período em que o aumento de custos superou o crescimento das receitas.
A empresa de energias renováveis do grupo EDP fechou os primeiros seis meses do ano com um total de receitas de 772,9 milhões de euros, o que representa um aumento de 11% face ao período homólogo. A maior fatia veio das vendas de electricidade (688,5 milhões de euros), mas o maior crescimento foi verificado nos proveitos com parcerias com investidores institucionais (+28% para 84,4 milhões).
A contribuir para a melhoria das receitas estiveram os mercados europeu e da América do Norte, enquanto no Brasil a EDP Renováveis observou uma queda das receitas.
Já no dia 14 de Julho a EDP Renováveis tinha revelado os dados operacionais, tendo na altura revelado uma quebra na produção.
Os custos operacionais aumentaram 13% para 241,3 milhões de euros, num período em que o EBITDA cresceu 11% para 547,5 milhões de euros. Por mercados, o Brasil voltou a ser o que contrariou a melhoria dos indicadores, tendo registado uma quebra de 23% do EBITDA. Já os EUA e a Europa registaram aumentos desta rubrica.
No primeiro semestre a EDP Renováveis registou também uma provisão de 0,1 milhões de euros, o que não registou nos primeiros seis meses do ano passado, e aumentou o valor das amortizações em 15% para 266,7 milhões de euros.
A dívida líquida da empresa voltou a aumentar em 5,76% para 3,47 mil milhões de euros.
(Notícia actualizada às 7h43 com mais informação)