Notícia
EDP Renováveis vende ativos eólicos e solares na Polónia por 300 milhões de euros
Os ativos agora vendidos incluem 184 MW relativos a dois projetos solares comissionados em 2023, 26 MW de um projeto eólico já em operação desde 2022 e 30 MW de solar a comissionar em 2024.
A EDP Renováveis anunciou esta sexta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a assinatura de um acordo preliminar com a empresa polaca Orlen Wind 3, subsidiária do Grupo Orlen, para a venda de uma participação acionista de 100% de um portefólio eólico e solar de 240 MW localizado na Polónia, por um "enterprise value" estimado de 300 milhões de euros.
Os ativos agora vendidos incluem 184 MW relativos a dois projetos solares comissionados em 2023 (nas províncias de Zielona Góra e Poznan), 26 MW de um projeto eólico já em operação desde 2022 (na província de Lódz) e 30 MW de solar a comissionar em 2024. Em conjunto são capazes de produzir 400 GWh de eletricidade por ano, o suficiente para abastecer 182 mil habitações na polónia.
De acordo com a EDP, esta transação surge no contexto do programa de rotação de ativos da empresa, no valor de seis mil milhões entre 2024 e 2026, apresentado na revisão do Plano de Negócios de maio de 2024. Os lucros de 762 milhões de euros obtidos pelo Grupo EDP até junho foram marcados pela rotação de ativos no valor de 243 milhões de euros. Em julho a EDP registou um encaixe relativo à transação de rotação de ativos em Itália de 400 milhões, estando "previstas transações adicionais na segunda metade do ano" e também para o primeiro semestre de 2025.
na Polónia, o negócio está ainda sujeito a condições suspensivas, regulatórias e outras, informou a EDPR.
De acordo com comunicado da Orlen Wind 3, este negócio "é um dos maiores em termos de capacidade instalada assinado recentemente no setor polaco das energia renováveis". Quando estiver fechada a venda, a capacidade de geração de energia renovável do Grupo Orlen irá crescer 30%.
"Este acordo irá somar 300 MW ao nosso portefólio renovável, um terço do que construímos nos últimos anos", disse Ireneusz Fafara, CEO do grupo Orlen.
"Esta transação é a segunda que realizamos com a Orlen e destaca a qualidade dos nossos ativos e a sustentabilidade da estratégia de rotação de ativos da EDP. Também mostra a nossa capacidade de desenvolver ativos renováveis de alta qualidade e de trazer mais capacidade de energia limpa para os mercados em que operamos.Continuamos empenhados em continuar a fazê-lo na Polónia. Como um dos maiores investidores estrangeiros no país - com mais de 1 GW já desenvolvidos e instalados, incluindo o primeiro parque híbrido eólico-solar do país, e mais capacidade a caminho nos próximos meses -, continuamos a ver a Polónia como um mercado chave para a EDP", destaca Duarte Bello, Head of Europe da EDP.