Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP instala painéis solares em nove centros logísticos da Biedronka na Polónia

A EDP prevê que estes projetos produzam até 7,5 GWh por ano, eletricidade suficiente para abastecer mais de 3.000 famílias daquelas regiões. 

28 de Maio de 2024 às 07:34
  • 1
  • ...
A Biedronka, cadeia de supermercados polaca que pertence ao grupo português Jerónimo Martins (dono do Pingo Doce), vai instalar painéis solares fotovoltaicos em nove dos seus centros de distribuição na Polónia, com uma capacidade combinada de mais de 7MWp. Para isso elegeu a EDP Energia Polska.

Com esta parceria entre as duas empresas, cerca de 16% das necessidades diárias destes centros logísticos serão abastecidas com energia renovável, produzida nas próprias instalações para autoconsumo. Estes nove centros de distribuição abastecem cerca de 1900 lojas em toda a Polónia. 

A EDP prevê que todos estes projetos produzam até 7,5 GWh por ano, eletricidade suficiente para abastecer mais de 3.000 famílias daquelas regiões. 

Neste momento a EDP tem projetos de energia solar descentralizada em 17 mercados e quase 2 GW de capacidade instalada, entre empresas e famílias.

Presente na Polónia desde 2007, através do desenvolvimento de projetos eólicos, com a EDP Renováveis, nos últimos anos a EDP tem também feito um investimento significativo no país em projetos de energia solar de larga escala e descentralizados.

Em 2020, a empresa expandiu o seu portfólio no mercado polaco com a criação da EDP Energia Polska, fornecedora de energia e de soluções fotovoltaicas para empresas. Em 2022, reforçou a sua posição no país com a aquisição da Soon Energy Poland e da Zielona-Energia.com. A empresa já conseguiu contratar mais de 150 MWp de energia solar com empresas presentes no mercado polaco.

Em simultâneo, a EDP Renováveis tem desenvolvido ativos solares de larga escala, nomeadamente o segundo maior projeto solar da empresa na Europa, e criado projetos híbridos em que combina energia eólica e solar.

Até 2026 a EDP prevê investir 2,5 mil milhões de euros para instalar mais 4 GWp em projetos solares em casas e edifícios de empresas, contribuindo assim decisivamente para a transição energética.
Ver comentários
Saber mais Energia solar Mercado da energia Energia eólica Energia e recursos Energias de Portugal Polónia Biedronka
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio