Notícia
EDP compra 16 novas centrais solares no Brasil por 35 milhões de euros
Estes parques solares de geração descentralizada estão localizados em quatro estados brasileiros e têm uma capacidade combinada superior a 44 MWp. A compra representa um Investimento de cerca de 35 milhões de euros.
A EDP anunciou esta quarta-feira a compra de 16 novas centrais de geração solar descentralizada ao Grupo Tangipar, que opera no segmento fotovoltaico no Brasil. O contrato agora assinado representa um investimento de 35 milhões de euros e inclui projetos nos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, com uma capacidade total instalada de 44,3 MWp.
Em concreto, diz a empresa em comunicado, o projeto desenvolvido no Mato Grosso representa o primeiro investimento da EDP neste estabo brasileiro, "ampliando o investimento da empresa em geração local de energia solar para mais áreas do país". A EDP tem investido neste segmento em dez estados brasileiros.
Destas 16 centrais, cinco já estão concluídas e prevê-se que as restantes estejam em operação em 2025.
Diz a EDP que 10,9 MWp estarão em operação na Bahia, mais 12,5 MWp no Mato Grosso, 12,9 MWp no Mato Grosso do Sul e 7,7 MWp no Paraná.
"Estas centrais vão servir empresas em baixa tensão, através do modelo de produção local de energia partilhada, tal como os projetos Morgan East e Morgan West que a EDP colocou recentemente em operação no estado norte-americano de Nova Iorque", explica o mesmo comunicado.
Até 2026, a empresa prevê atingir cerca de 500 MWp em capacidade instalada solar no Brasil, através de projetos descentralizados.
A transação aguarda ainda a aprovação do Conselho de Administração para Defesa Económica (CADE). Assim que o negócio for concluído, estas 16 centrais vão juntar-se às 90 que a EDP já tem no Brasil, com uma capacidade instalada de mais de 250 MWp, dos quais cerca de 210 MWp já em operação.
A nível global, na geração solar descentralizada a EDP pretende investir 17 mil milhões de euros na transição energética até 2026, sendo que 2,5 mil milhões de euros serão aplicados em projetos de energia solar distribuída para famílias e empresas.