Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP quer reconverter centrais a carvão em Espanha para instalar centros de dados

A intenção foi avançada pelo CFO da empresa, Rui Teixeira, em Davos. O CEO já tinha dito esta semana que os EUA e a Península Ibérica são as duas melhores geografias do mundo para a instalação de data centers, sendo que em Portugal e Espanha isto se relaciona com a existência de renováveis em abundância.

Rui Teixeira
  • ...

O administrador financeiro da EDP, Rui Teixeira, anunciou, durante o Fórum Económico Mundial, em Davos, que a EDP poderá utilizar os terrenos das suas centrais a carvão na Espanha - as quais se preparam para fechar portas no âmbito da transição energética da elétrica portuguesa - para instalar projetos de data centers. Isto num cenário de "boom" da inteligência artificial a nível mundial, o principal motor da procura de eletricidade. 

Já esta semana, também em Davos, o CEO da empresa, Miguel Stilwell d'Andrade, disse que os EUA e a Península Ibérica são as duas melhores geografias do mundo para a instalação de data centers, sendo que em Portugal e Espanha isto se relaciona com a existência de renováveis em abundância, o que permite gerar energia elétrica a preços mais baratos, o que atrai os promotores dos projetos.   

Para as suas centrais a carvão no país vizinho, a EDP já tinha apresentado planos de reconversão para projetos de hidrogénio verde e armazenamento com baterias, mas entretanto, com a expansão da inteligência artificial, a empresa está a considerar apostar nos centros de dados nestes locais, já que a ligação à rede elétrica espanhola "é muito valiosa" e também escassa, disse o CFO Rui Teixeira em entrevista à Bloomberg. 

De acordo com um relatório da Aurora Energy Research, o consumo de energia na Península Ibérica para alimentar centros de dados irá aumentar mais de oito vezes no espaço da próxima década. A EDP já assinou contratos com várias gigantes tecnológicas mundiais (como a Microsoft e outras) para o fornecimento de energia limpa. Stilwell já deu conta que a empresa está a ser muito procurada pelas grandes tecnológicas para assinar PPA (contratos de venda de energia) a longo prazo.


A EDP quer ver-se livre da sua produção de eletricidade a partir do carvão até ao final de 2025. Em 2023, a empresa pediu autorização ao operador do sistema elétrico espanhol para encerrar as centrais elétricas a carvão no país. Neste momento está já a converter a central Abono II para funcionar a gás.

A elétrica detém ainda as centrais a carvão Abono I, Soto 3 e Los Barrios, também em Espanha. Em Portugal, a central de Sines já se encontra encerrada desde 2021. 

Ver comentários
Saber mais Carvão Energias de Portugal Espanha Península Ibérica Davos Portugal Rui Teixeira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio