Notícia
EDP está a vender centrais solares nos EUA. Italiana Plenitude compra 627 MW
O CEO da EDP Renováveis, Miguel Stilwell, diz que estas vendas fazem parte da estratégia de rotação de ativos da empresa até 2026.
A poucos dias de Donald Trump tomar posse como presidente dos EUA, a EDP acaba de vender duas participações significativas (49% na Califórnia e 80% no Texas e Ohio) em ativos solares já em operação, e um projeto de armazenamento, à energética Plenitude, que é controlada pela italiana Eni. O CEO da EDP Renováveis, Miguel Stilwell, diz que estas vendas fazem parte da estratégia de rotação de ativos da empresa até 2026.
Esta quinta-feira, a Plenitude - através da sua subsidiária norte-americana Eni New Energy US - anunciou um acordo com a também subsidiária da EDP Renováveis nos Estados Unidos (EDP Renewables North America) para adquirir uma participação de 49% num portfólio de duas centrais fotovoltaicas já em operação e um projeto de armazenamento de eletricidade ainda em construção, no estado da Califórnia.
"Através desta aquição à EDP posicionamo-nos no mercado da Califórnia, um dos mais relevantes para o desenvolvimento de energias renováveis, diversificando ainda mais a presença da Plenitude nos Estados Unidos e confirmando o compromisso de investir em sistemas de armazenamento elétrico. Alvançamos assim uma capacidade instalada total nos EUA de cerca de 1,7 GW", disse Stefano Goberti, CEO da Plenitude.
Do lado da EDP, Sandhya Ganapathy, CEO da EDP Renewables North America, disse que a parceria com a Plenitude sublinha a aposta naquele mercado, através do "desenvolvimento de capacidade solar e de armazenamento adicional, com vista a uma rede mais resiliente".
Poucos dias antes, a 10 de janeiro, a Plenitude tinha já dado conta de um outro acordo com a EDP Renováveis para adquirir uma participação de 80% num portefólio de centrais solares fotovoltaicas em vários estados dos EUA. Os parques solares Cattlemen (Texas), Timber Road (Ohio) e Blue Harvest (Ohio) têm uma capacidade instalada total de 478 MW, dos quais 382 MW correspondem à parcela Plenitude. Cobrem uma área de mais de 1.500 hectares e gerarão mais de 800 GWh de energia renovável anualmente.
"Com esta transação, executamos mais de 25% da meta anunciada para o nosso programa de rotação de ativos entre 2023 e 2026. Continuamos comprometidos em entregar o nosso plano de negócios com um investimento sólido em renováveis ??e foco no crescimento sustentável", disse Miguel Stilwell, CEO da EDP Renováveis.
A Plenitude está presente em mais de 15 países, com um modelo de negócio que integra a produção de eletricidade a partir de 4 GW de capacidade renovável, venda de energia e soluções energéticas para 10 milhões de clientes europeus e uma extensa rede de quase 22.000 pontos de carregamento para veículos elétricos. Até 2027, a empresa tem como objetivo atingir 8 GW de capacidade renovável instalada globalmente.
Já a EDP Renewables North America constrói e opera parques eólicos e solares, sistemas de armazenamento de energia com mais de 11 GW e desenvolveu já projetos para mais de 12 GW em toda a América do Norte. A EDPR NA está sediada em Houston, Texas, e tem mais de 1.000 funcionários.