Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP liga à rede o seu maior projeto solar em Itália, capaz de iluminar 25 mil casas

Desde que entrou no mercado italiano, a EDP já instalou mais de 600 MW de energia eólica e solar e quer chegar em 2025 a uma capacidade de 1 GW de energia limpa neste mercado.

08 de Outubro de 2024 às 12:59
  • ...

A EDP anunciou esta terça-feira a ligação à rede elétrica italiana do seu maior projeto de energia solar para serviços públicos no país, até ao momento. Trata-se do Campo Agrosolare Tuscia 15 e é o segundo parque solar fotovoltaico da EDP Renováveis em Itália, estando a partir de agora a injetar eletricidade de origem renovável na rede nacional. 

Esta central solar, localizada na província da Toscânia, em Viterbo, no centro da Itália, tem uma capacidade instalada de 72  megawatts-pico (MWp) e irá produzir anualmente 66 GWh de energia limpa, o suficiente para fornecer energia a mais de 25 mil casas nesta região.  

De acordo com a EDP, o projeto Campo Agrosolare Tuscia 15 surgiu na sequência do recente lançamento da primeira central fotovoltaica de grande escala da EDP em Itália, uma instalação de 10 MWp em Puglia. Em conjunto, estes dois projetos fotovoltaicos representam "a expansão da presença na energia solar de grande escala em Itália, complementando assim a atividade que já tinha no segmento da energia eólica", referiu a elétrica em comunicado. 

"Este projeto vai aumentar a independência energética e reforçar o sistema energético italiano, demonstrando o nosso compromisso de apoiar o Plano Nacional Integrado de Energia e Clima da Itália (PNIEC), que pretende alcançar os 80 GW de capacidade fotovoltaica instalada até 2030", disse Roberto Pasqua, diretor executivo da EDP Renováveis para a Europa do Sul e de Leste.

Desde que entrou no mercado italiano, a EDP já instalou mais de 600 MW de energia eólica e solar e quer chegar em 2025 a uma capacidade de 1 GW de energia limpa neste mercado. Em Itália, a EDP está também a apostar no segmento produção solar distribuída. Através da sua subsidiária EDP Energia Italia, que se concentra em soluções solares para as empresas, a empresa já assegurou mais de 130 MWp em instalações para o autoconsumo. 
 

Ver comentários
Saber mais Energia solar Energia e recursos Energia eólica Mercado da energia Itália Energias de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio