Notícia
EDP liga à rede o seu maior projeto solar em Itália, capaz de iluminar 25 mil casas
Desde que entrou no mercado italiano, a EDP já instalou mais de 600 MW de energia eólica e solar e quer chegar em 2025 a uma capacidade de 1 GW de energia limpa neste mercado.
A EDP anunciou esta terça-feira a ligação à rede elétrica italiana do seu maior projeto de energia solar para serviços públicos no país, até ao momento. Trata-se do Campo Agrosolare Tuscia 15 e é o segundo parque solar fotovoltaico da EDP Renováveis em Itália, estando a partir de agora a injetar eletricidade de origem renovável na rede nacional.
Esta central solar, localizada na província da Toscânia, em Viterbo, no centro da Itália, tem uma capacidade instalada de 72 megawatts-pico (MWp) e irá produzir anualmente 66 GWh de energia limpa, o suficiente para fornecer energia a mais de 25 mil casas nesta região.
"Este projeto vai aumentar a independência energética e reforçar o sistema energético italiano, demonstrando o nosso compromisso de apoiar o Plano Nacional Integrado de Energia e Clima da Itália (PNIEC), que pretende alcançar os 80 GW de capacidade fotovoltaica instalada até 2030", disse Roberto Pasqua, diretor executivo da EDP Renováveis para a Europa do Sul e de Leste.
Desde que entrou no mercado italiano, a EDP já instalou mais de 600 MW de energia eólica e solar e quer chegar em 2025 a uma capacidade de 1 GW de energia limpa neste mercado. Em Itália, a EDP está também a apostar no segmento produção solar distribuída. Através da sua subsidiária EDP Energia Italia, que se concentra em soluções solares para as empresas, a empresa já assegurou mais de 130 MWp em instalações para o autoconsumo.