Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Greenvolt instala 2.000 painéis solares em seis hotéis da cadeia NAU no Algarve

De acordo com a Greenvolt, esta será apenas a primeira fase de uma parceria mais alargada com a Highgate Portugal, estando previsto desenvolver projetos solares no restante portefólio hoteleiro.

Bárbara Silva barbarasilva@negocios.pt 10 de Maio de 2024 às 11:21
O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Next Portugal, anunciou esta sexta-feira a assinatura de um acordo com a Highgate Portugal para instalar cerca de 2.000 painéis solares fotovoltaicos em seis das 18 unidades hoteleiras detidas pela gestora internacional em Portugal. A empresa refere que o projeto já está neste momento em execução e tem como objetivo dotar os hotéis da cadeia NAU no Algarve de uma capacidade instalada de produção de energia renovável superior a 1 MWp, que permitirá gerar 1.898 MWh anualmente.

Com este projeto de autoconsumo de energia limpa, a Highgate Portugal conseguirá melhorar a eficiência energética das suas operações, com uma redução de 30% na fatura face à energia da rede, refere a Greenvolt em comunicado, acrescentando que esta será apenas a primeira fase de uma parceria mais alargada entre as duas empresas, estando previsto desenvolver projetos solares no restante portefólio hoteleiro.

No âmbito deste acordo entre a Greenvolt e a Highgate Portugal o hotel NAU São Rafael Atlântico (futuro Kimpton São Rafael Atlântico) é o maior projeto em desenvolvimento, sendo que nesta unidade, localizada em Albufeira, estão a ser instalados 813 painéis solares. Por seu lado, no hotel NAU São Rafael Suites serão instalados 281 painéis.

Já na praia dos Salgados, onde a Highgate Portugal detém os hotéis NAU Salgados Dunas Suites, Salgados Palm Village e Salgados Palace (na foto), serão implementados mais de 800 painéis solares fotovoltaicos, aos quais se juntam ainda mais 85 painéis no Club House dos campos de golfe do Morgado e dos Álamos, em Portimão. Ao todo, a Greenvolt Next Portugal implementará 1.982 painéis nestas seis unidades algarvias.

"Este é um projeto de grandes dimensões, repartido por seis unidades hoteleiras, numa região em que é óbvia a aposta na geração de energia solar", refere Pedro Ramalhosa, 'partner' cofundador da Greenvolt Next Portugal. 

Por seu lado, Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal, salientou a aposta da empresa não só na eficiência energética, mas também na eficiência hídrica, especialmente crítica no Algarve. A gestora tem um portefólio de 18 hotéis distribuídos pelo Algarve, Lisboa, Porto e várias outras regiões. Sobre o acordo com a Greenvolt, o responsável diz que é um "passo no rumo certo". "Esse trabalho prosseguirá, podendo a parceria conhecer, em breve, novos desenvolvimentos".

João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, reconheceu que "cada vez mais empresas reconhecem as mais-valias da geração distribuída enquanto solução de autoconsumo de energia. São várias, desde a valorização dos imóveis à redução dos custos com a fatura energética, mas especialmente o impacto positivo que tem em termos ambientais na sua atividade, neste caso de um setor que se quer cada vez mais sustentável como o do turismo".
Ver comentários
Saber mais Empresas Energia e recursos Energia solar Portugal Algarve Highgate São Rafael Salgados Dunas Suites Salgados Palm Village
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio