Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Otovo vende portefólio de painéis solares em "leasing" por 56 milhões de euros

A empresa tem um acordo com um investidor - cujo nome não divulga - para a venda do seu portefólio de ativos que foram vendidos até ao momento pelo modelo de 'leasing' na Alemanha, Áustria, Polónia, Países Baixos, Bélgica, França, Espanha e Portugal.

31 de Outubro de 2024 às 08:00
  • ...

A Otovo, empresa norueguesa que opera em Portugal no mercado de instalação de painéis solares e baterias para o mercado residencial, anunciou esta quinta-feira que acaba de assinar um acordo com um investidor - cujo nome não divulga - para a venda do seu portefólio de ativos que foram vendidos até ao momento pelo modelo de 'leasing' na Alemanha, Áustria, Polónia, Países Baixos, Bélgica, França, Espanha e Portugal. Fora desta venda ficam os mercados principais da empresa: Noruega e Suécia. 

O valor estimado do negócio ronda os 56 milhões de euros e, após a conclusão do mesmo, "a Otovo passará a dispor de três fontes de receita: vendas diretas aos consumidores, vendas de fluxo futuro na Noruega e Suécia, e vendas de fluxo futuro nos mercados continentais".

De acodo com a empresa, esta transação envolve não só a venda de todo o portefólio de ativos em modelo de subscrição nestes oito mercados (estabelecido entre 2020 e o primeiro trimestre de 2025) mas também a "obrigação para o comprador de vir a adquirir os novos contratos de subscrição estabelecidos pela Otovo nestes mercados entre 2025 e 2026.

"Este acordo a transação vem inverter o "cash flow" das atividades de leasing. Conseguimos um ganho substancial em dinheiro com a venda do nosso portefólio de ativos de subscrição existentes e simplificamos a operação, na qual deixamos de investir tanto e passarmos a vender e a ganhar mais  à medida que avançamos. Por tudo isto, este é, naturalmente, um momento, um negócio,  definidor na vida da Otovo", considera Andreas Thorsheim, CEO da Otovo a nível global, citado em comunicado.

Por seu lado, Manuel Pina, diretor-geral da Otovo em Portugal, destaca também a importância desta transação para o futuro da empresa: "Esta movimentação significa, acima de tudo, que estamos e estaremos financeiramente mais robustos e preparados para os próximos anos, mesmo que a o setor tarde um pouco mais a recuperar os níveis de um passado recente". No país a OTOVo tem como ambição chegar a 10 mil instalações solares em 2025.

Fundada em 2016 na Noruega, a Otovo define-se como um "marketplace pan-europeu de energia solar e baterias para o mercado residencial". Até hoje já realizou instalações solares em mais de 30 mil clientes na Europa. 

A empresa agrega mais de 700 instaladores de painéis fotovoltaicos, a nível local, que neste 'marketplace' fazem a respetiva correspondência com os clientes que desejam instalar sistemas solares em casa, com base num processo de licitação automática entre os instaladores disponíveis.

A empresa está presente em 13 mercados: Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Países Baixos e Reino Unido.

Ver comentários
Saber mais Empresas Economia negócios e finanças Mercado da energia Energia solar Portugal Noruega Suécia Países Baixos Andreas Thorsheim Manuel Piña
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio