Notícia
Abu Dhabi em negociações com EDP e outras elétricas para comprar ativos em Portugal e Espanha
De acorco com o Expansión, o grupo Masdar, de Abu Dhabi está a manter conversas com a portuguesa EDP, a espanhola Acciona e francesa Totalenergies, para comprar vários activos em Espanha, Portugal e França, relacionados com energia eólica.
O Emirado árabe de Abu Dhabi está a negociar alianças estratégicas a partir de Espanha - com a EDP, TotalEnergies, Solar Ventures, além da Endesa e Acciona - para lançar uma nova onda de investimentos em energias renováveis na Europa, avança esta segunda-feira o jornal espanhol Expansión.
Estes investimentos são feitos pelo Grupo Masdar, braço de Abu Dhabi para as energias renováveis, que está neste momento a negociar acordos com várias empresas para conseguir transformar Espanha na sua "plataforma" para gerir projetos de de energia verde na Europa Ocidental.
Em 2024, a Masdar deu já um primeiro passo nesta estratégia, unindo forças à gigante espanhola Endesa (que por sua vez é controlada pelo grupo italiano Enel) para explorar um grande portefólio de energia fotovoltaica no país.
Depois disso, adquiriu o grupo Saeta da Brookfield, com sede em Madrid, que opera em Espanha e Portugal. Agora, diz o Expansión, a Masdar encontra-se a negociar novas operações de compra de ativos com o objetivo de fazer crescer a Saeta, de acordo com fontes do setor citadas pelo jornal espanhol.
Questionadas pelo Expansión, o Grupo Masdar e a Saeta recusaram fazer comentários.
As fontes ouvidas apontam que Abu Dhabi está a manter conversas com a portuguesa EDP, a espanhola Acciona e francesa Totalenergies, para comprar vários ativos em Espanha, Portugal e França, relacionados com energia eólica. Além disso, está também a negociar com a Endesa um novo acordo (que se somará ao do ano passado) para terem mais energia fotovoltaica em Espanha.
Em 2024, o emirado árabe foi líder em operações com renováveis em Espanha, com transações avaliadas em 3.000 milhões de euros, que lhes deram acesso a quase 3.000 megawatts operacionais (MW).
Fontes do setor indicam que as operações agora em negociação poderão agregar mais 1.000 MW operacionais, que ao preço de mercado estão avaliados em 1.000 milhões. Destes, 450 MW estão a ser negociados em a Endesa (380 milhões).
A Masdar quer tornar-se no maior grupo de energias renováveis no mundo com 100.000 MW operacional em 2030.