Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucro da José de Mello Saúde sobe 30% para 16,4 milhões de euros

A José de Mello Saúde teve lucros de 16,4 milhões de euros no ano passado, um aumento de 30% face a 2013. Os rendimentos operacionais ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 500 milhões euros, enquanto o EBITDA subiu para 58,6 milhões de euros.

"A distinção entre público e privado é uma mera apreciação ideológica"
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 29 de Abril de 2015 às 22:25

A José de Mello Saúde fechou 2014 com lucros de 16,4 milhões de euros, o que representa um aumento de 30% face a 2013.

 

Os resultados operacionais consolidados aumentaram 7% para 532,1 milhões de euros, impulsionados pelo crescimento da actividade de cuidados de saúde privados (+8,6%) bem como pelo segmento de cuidados de saúde públicos (+5,4%), segundo o comunicado divulgado na quarta-feira pela empresa liderada por Salvador de Mello.

 

"Pela primeira vez na história da José de Mello Saúde os rendimentos operacionais consolidados ultrapassaram a barreira dos 500 milhões de euros", sublinha o presidente do Conselho de Administração do grupo.

 

O EBITDA (resultados antes de amortizações, depreciações, juros e impostos) ficou nos 58,6 milhões de euros, um crescimento de 30,2% em relação ao período homólogo.

 

"Regista-se uma maior eficiência a nível operacional em 2014, começando a obter-se os benefícios dos esforços dos últimos anos, o que permitiu à José de Mello Saúde um aumento dos resultados líquidos e também uma melhoria do EBITDA que se reflectiu em que a margem crescesse 1,9 pontos percentuais para 11%", acrescenta Salvador de Mello.

 

No ano passado o CAPEX (despesas de capital) da José de Mello Saúde situou-se nos 80,7 milhões de euros e dividiu-se entre investimento imobiliário (64,3 milhões de euros) e investimento em obras e equipamentos (16,6 milhões de euros).

 

"O elevado valor do investimento imobiliário, resultou da operação de aquisição dos imóveis, Hospital CUF Descobertas e Hospital CUF Infante Santo", detalha a empresa, sublinhando ainda que "apesar do elevado investimento, a dívida líquida consolidada registou um aumento de apenas 23,4 milhões de euros face a 2013", situando-se agora nos 102 milhões de euros.

 

Ao longo do ano passado as unidades hospitalares do grupo realizaram cerca de 1,8 milhões de consultas, o que traduz um aumento de 14% face a 2013.

 

A José de Mello Saúde já anunciou os planos de avançar com a construção de um novo hospital em Lisboa, num investimento estimado de 100 milhões de euros. A nova unidade será localizada em Alcântara, prevendo-se abertura ao público em 2018.

 

A este projecto acrescem a expansão do Hospital CUF Descobertas, o lançamento do Hospital CUF Viseu - que estará disponível no início do ano de 2016 – e a aquisição do Hospital Privado de Santarém.

 

Em Setembro do ano passado, a José de Mello também entrou na corrida à compra da Espírito Santo Saúde, dona do Hospital da Luz, que acabou nas mãos da seguradora Fidelidade. 

Ver comentários
Saber mais José de Mello Saúde Salvador de Mello Hospital CUF Descobertas e Hospital CUF Infante Santo Espírito Santo Saúde Saúde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio