Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Navigator recuam 10,6% para 64,1 milhões até março

O grupo registou no primeiro trimestre um volume de negócios de 536 milhões de euros, mais 7% do que no ano passado. O grupo acredita que eventos como os muitos processos eleitorais em muitos países e a realização dos Jogos Olímpicos em França e do Europeu de futebol na Alemanha poderão estimular o consumo de papel este ano.

16 de Maio de 2024 às 17:52
  • 8
  • ...

A The Navigator Company obteve um resultado líquido de 64,1 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o que representa um recuo de 10,6% face aos 71,7 milhões que apresentou no mesmo período do ano passado.

A produtora de pasta e papel adianta que  o volume de negócios atingiu 536 milhões de euros até março, mais 7% face ao período homólogo.

 

Já o EBITDA foi de 133 milhões, um aumento de 2% face a março de 2023, fixando a margem EBITDA em 25% (menos 1,2 pontos percentuais face ao período homólogo).

A Navigator refere que os resultados "beneficiaram do aumento de volumes e da evolução positiva dos custos variáveis", mas assinala que "os preços do papel (UWF) iniciaram uma recuperação no último trimestre".

"Desde novembro, altura em que se reiniciou na Europa e nos mercados de Overseas o novo ciclo de aumento de preços, a abril, o preço de papel UWF da Navigator aumentou cerca de 3% na Europa, 9% nos mercados de Overseas e 5% na totalidade do mix de vendas", refere.

Os resultados até março, diz, "evidenciam arranque muito positivo, com a procura de pasta e papéis a manter a evolução favorável que já se fazia sentir no segundo semestre de 2023".

Para a segunda metade do ano o grupo admite que "pode registar-se um abrandamento, não obstante um conjunto de eventos que normalmente potenciam o consumo".

Como afirma, no segmento de papel é esperada para o segundo trimestre uma desaceleração do ritmo de crescimento da carteira de encomendas, que se tem vindo a verificar desde setembro de 2023. No entanto, considera que este ano "diferentes eventos, a nível mundial, poderão estimular o consumo de papel, já que "cerca de 50% da população mundial (ou cerca de 60% do PIB mundial) passaram ou irão passar por processos eleitorais", tem lugar a realização dos Jogos Olímpicos em França e o Europeu de futebol na Alemanha".

No entanto, avisa que "o contexto geopolítico mundial, o crescimento económico débil, nomeadamente na Europa, e a elevada incerteza em que vivemos, podem impactar o nível da procura".

A Navigator salienta ainda na apresentação dos resultados que concretizou a aquisição da totalidade das ações representativas do capital social da Accrol Group Holdings, no Reino Unido e aponta para o segundo semestre a inauguração, na área de negócio do packaging, "da maior unidade integrada da Europa para a produção de peças de celulose de eucalipto moldada, que irão substituir recipientes de plástico e alumínio de uso único".

  

No primeiro trimestre deste ano, o grupo investiu um total de 41 milhões de euros, em linha com os 42 milhões do período homólogo.


A dívida líquida remunerada era no final de março de 443,6 milhões, 92,2 milhões acima da registada no mesmo mês de 2023.

Ver comentários
Saber mais Navigator indústria pasta papel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio