Notícia
Catalunha arrisca perder até 5 mil milhões com fuga de empresas
Se a mudança de sedes sociais - já feita por algumas das principais empresas sediadas na Catalunha - se confirmar como tendência generalizada perante uma declaração de independência, a região autonómica arrisca perder até 5 mil milhões de euros de receitas, contabiliza o Cinco Dias.
O Cinco Días escreve esta quinta-feira, 19 de Outubro, que a "transferência massiva de sedes sociais de grandes empresas", da Catalunha para outras regiões de Espanha, poderá ter um enorme impacto socioeconómico.
O jornal económico espanhol quantifica em até 5 mil milhões de euros o montante que a região arrisca perder em receitas fiscais, isto se as empresas decidirem também transferir as suas sedes fiscais, algo que várias grandes companhias catalãs já revelaram estar a pensar fazer.
O jornal nota que se tem assistido já a um movimento de mudança de sede social por parte de várias empresas, que assim procuram maior estabilidade jurídica perante a ameaça de uma Catalunha independente.
Como exemplo de destaque surge a banca catalã, com os dois maiores bancos da Catalunha (CaixaBank e Sabadell) a terem já transferido as respectivas sedes sociais para outras regiões espanholas, uma decisão que visa desde logo a tentativa de não perder acesso ao financiamento do BCE.
Esta quinta-feira, 19 de Outubro, o governo autonómico catalão não respondeu de forma esclarecedora ao ultimato feito por Madrid, o que levou o governo espanhol a anunciar que no sábado se irá reunir em conselho de ministros para definir as medidas que serão levadas ao Senado por forma ao accionar do aritog 155 da Constituição.