Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

VCI do Porto ganha ponte pedonal japonesa num investimento de 40 milhões da Mota-Engil

Arranca a 27 de fevereiro a montagem da estrutura que vai ligar o Estádio do Dragão ao M-ODU, nome da conversão do antigo Matadouro de Campanhã num espaço com uma dúzia de edifícios, que vão albergar museus, escritórios e restaurantes, da autoria do arquiteto nipónico Kengo Kuma.

19 de Fevereiro de 2025 às 17:43
  • ...

Foi há sete anos que a Mota-Engil venceu o concurso lançado pela Câmara do Porto para a concessão, por 30 anos, do antigo Matadouro Industrial de Campanhã, a ser transformado num equipamento âncora na reabilitação da zona oriental da cidade, num investimento superior a 40 milhões de euros, suportado na íntegra pelo concessionário privado.

 

Só em abril de 2020 é que o projeto recebeu luz verde do Tribunal de Contas, mais de um ano depois do recurso apresentado pela Câmara do Porto em relação ao chumbo do visto prévio.

A assinatura do auto de consignação da empreitada ocorreu a 21 de outubro desse ano, numa cerimónia que contou com a presença do então primeiro-ministro António Costa, tendo entrado em obra em maio do ano seguinte.

 

O novo M-ODU (Matadouro Outro Destino Urbano), que leva a assinatura do arquiteto japonês Kengo Kuma, tem abertura prevista para o início do próximo ano.

 

Com capacidade para acolher mais de 2.300 pessoas, o M-ODU terá uma dúzia de edifícios destinados a escritórios, galerias de artes, museus e restaurantes, havendo também espaços de "coworking" e salas de conferências.

O projeto contempla, ainda, uma impactante ponte pedonal, que vai ligar o M-ODU ao Estádio do Dragão, situado no outro lado da Via de Cintura Interna (VCI), estando o arranque da montagem do tabuleiro superior marcado para o final da próxima semana.

 

"A empreitada vai decorrer em horário noturno – entre a meia-noite e as 6 da manhã –, obrigando a um corte total de tráfego temporário na VCI, entre os nós de S. Roque/Campanhã e do Mercado Abastecedor/Estádio, a partir do dia 27 de fevereiro e com uma duração prevista de, aproximadamente, um mês", avança a Câmara do Porto, em comunicado.

 

A nova estrutura metálica, que constitui o tabuleiro da ponte pedonal, terá as dimensões de 6mx48m e um peso aproximado de 78 toneladas.

 

"A conclusão da construção da passagem superior pedonal está prevista para dia 20 de março, embora a área não esteja acessível ao público logo após a sua conclusão", refere a autarquia.

(Notícia atualizada às 18:12)

Ver comentários
Saber mais matadouro m-odu mota-engil campanhã ponte pedonal vci kengo kuma
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio