Notícia
CAEM: "Há algum exagero nesta posição da RTP"
Presidente da Comissão de Análise e Estudos de Media (CAEM), Fernando Cruz, admite que houve problemas técnicos na captação de audiências na última terça-feira, altura em que a RTP ficou sem registos de audiências.
09 de Março de 2012 às 08:50
Não foi apenas a RTP que ficou sem registos relativos a um período de terça-feira. TVI24, SIC Notícias e Sport TV também foram afectadas, assegura Fernando Cruz, presidente da Comissão de Análise de Estudos e Media (CAEM), entidade que reúne operadores de televisão, agências e anunciantes e que escolheu mudar o fornecedor de audiometria que desde 1 de Março é a Gfk Portugal. Antes era a Marktest. A RTP tem contestado as medições feitas pela Gfk, já que com o novo sistema perdeu audiências num valor significativo.
Fernando Cruz, em entrevista ao "Jornal de Notícias", explica ter havido um problema técnico. "As televisões também ficam um ou dois minutos sem emissão". Neste caso, explica, houve duas falhas: uma com o futebol no período de testes e esta de terça-feira. "Os audímetros mediram, mas não se conseguiu comparar o valor com o que estava no ar".
Ninguém mais se queixou. Por isso, Fernando Cruz acrescenta: "há algum exagero nesta posição da RTP" e vai mais longe: "não está a ser prejudicada ao nível do que está a dizer às pessoas. Esta campanha e o peso dos recursos da RTP colocados nesta campanha está, no limite, a atingir as pessoas do painel".
A CAEM convocou, para hoje, uma conferência de imprensa para fazero balanço da primeira semana de audiências com o sistema de audimetria da Gfk.
Fernando Cruz, em entrevista ao "Jornal de Notícias", explica ter havido um problema técnico. "As televisões também ficam um ou dois minutos sem emissão". Neste caso, explica, houve duas falhas: uma com o futebol no período de testes e esta de terça-feira. "Os audímetros mediram, mas não se conseguiu comparar o valor com o que estava no ar".
A CAEM convocou, para hoje, uma conferência de imprensa para fazero balanço da primeira semana de audiências com o sistema de audimetria da Gfk.