Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

RTP preocupada por não ver melhorias no sistema de audiências

A RTP continua desconfortável com o novo sistema de audiências implementado pela GfK, a empresa que ganhou no ano passado o concurso à Marktest, empresa que assegurava o sistema de medição.

02 de Março de 2012 às 19:35
  • 2
  • ...
“Nos últimos dias não temos evidência de melhorias”, referiu fonte oficial da RTP ao Negócios.

Os primeiros dados oficiais da Gfk, que dizem respeito ao dia 1 de Março, indicam que a RTP 1 teve uma média de share de 13,9%, quando no mesmo dia semana passada, com dados ainda fornecidos pela Marktest, o primeiro canal da estação pública teve uma média de 20,8%.

“A RTP está desconfortável com o novo sistema de medição de audiências de televisão da GFK, face a um estudo independente que encomendou a uma empresa de auditoria e que concluiu que neste momento o sistema não está fiável do ponto de vista técnico nem do ponto de vista da fiabilidade da amostra”, refere a mesma fonte.

Caso a situação não se altere, a empresa pondera vir a tomar medidas sobre o assunto. “Vamos ver como evolui a situação e se continuarmos convencidos que as coisas não estão bem, analisaremos as atitudes a tomar”.

Segundo os dados da GfK, a TVI teve um share de 23,9%. Na semana passada, o canal de Queluz de Baixo registou um valor de 24,9%. A SIC, por seu turno, teve ontem um share de 21,7%, quando no mesmo dia da semana anterior obteve 24,9%.

O Jornal i noticiou esta semana que um estudo encomendado pela RTP indicava que o sistema da GfK, durante o jogo do Guimarães contra o Benfica, mediu zero telespectadores durante 20 minutos da transmissão.

Recorde-se que ao longo do concurso algumas agências de meios e televisões afirmaram não se sentirem confortáveis com este sistema de audiências em termos técnicos. Segundo o que estava previsto, a GFk tinha de assegurar o estudo a partir de 1 de Janeiro mas, não estando ainda o painel da amostra completamente garantido, resolveu-se adiar a introdução deste sistema, ficando a Marktest a assegurar o serviço.
Ver comentários
Saber mais RTP audiências televisão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio