Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dia e credores estabelecem deadline para alcançar acordo

O prazo estabelecido pelos credores da dona do Minipreço para alcançar um acordo com o fundo do milionário russo termina esta sexta-feira, 21 de junho.

Eduardo Martins/Correio da Manhã
Negócios 20 de Junho de 2019 às 12:42
  • ...

Os 17 credores do Dia deram até amanhã, sexta-feira, 21 de junho, para alcançar um acordo com a LetterOne, a maior acionista do grupo que em Portugal tem a rede de supermercados Minipreço, disseram fontes financeiras ao Cinco Dias.

Este prazo foi estabelecido depois de no passado dia 20 de maio as partes terem chegado a um princípio de acordo para refinanciar a dívida da rede de supermercados e, desta maneira, evitar que avançasse com um pedido de insolvência e proteção contra credores.

Ora, segundo o Cinco Días, este período para negociar a nova dívida expirou na última sexta-feira, sem que fosse alcançado um acordo. Antes de avançar com o pedido de insolvência, os credores e o fundo do milionário russo Mikhail Fridman decidiram dar mais uma semana para chegar a um entendimento. Um período de carência que termina amanhã, mas que as partes podem prolongar novamente, acrescenta o site espanhol. Caso contrário, podem recorrer ao tribunal para pedir o processo de insolvência.

Na sequência da oferta pública de aquisição (OPA) que lançou sobre o Dia, a LetterOne passou a ser acionista maioritária do grupo Dia, com 69,76% do capital.

A administração do Dia tinha alertado em abril para o risco potencial de declaração de insolvência no final deste mês e que não tinha fundos para reembolsar uma emissão obrigacionista de 306 milhões de euros que vence a 22 de julho.

O plano do milionário russo passava por reembolsar os obrigacionistas em 300 milhões de euros já em julho, altura em que vencem parte das obrigações, enquanto o pagamento aos bancos (crédito sindicado de 912 milhões que vence no final do mês) seria adiado por quatro anos.

Ver comentários
Saber mais Dia Minipreço LetterOne Mikhail Fridman retalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio