Notícia
Dia e credores estabelecem deadline para alcançar acordo
O prazo estabelecido pelos credores da dona do Minipreço para alcançar um acordo com o fundo do milionário russo termina esta sexta-feira, 21 de junho.
Os 17 credores do Dia deram até amanhã, sexta-feira, 21 de junho, para alcançar um acordo com a LetterOne, a maior acionista do grupo que em Portugal tem a rede de supermercados Minipreço, disseram fontes financeiras ao Cinco Dias.
Este prazo foi estabelecido depois de no passado dia 20 de maio as partes terem chegado a um princípio de acordo para refinanciar a dívida da rede de supermercados e, desta maneira, evitar que avançasse com um pedido de insolvência e proteção contra credores.
Ora, segundo o Cinco Días, este período para negociar a nova dívida expirou na última sexta-feira, sem que fosse alcançado um acordo. Antes de avançar com o pedido de insolvência, os credores e o fundo do milionário russo Mikhail Fridman decidiram dar mais uma semana para chegar a um entendimento. Um período de carência que termina amanhã, mas que as partes podem prolongar novamente, acrescenta o site espanhol. Caso contrário, podem recorrer ao tribunal para pedir o processo de insolvência.
Na sequência da oferta pública de aquisição (OPA) que lançou sobre o Dia, a LetterOne passou a ser acionista maioritária do grupo Dia, com 69,76% do capital.
A administração do Dia tinha alertado em abril para o risco potencial de declaração de insolvência no final deste mês e que não tinha fundos para reembolsar uma emissão obrigacionista de 306 milhões de euros que vence a 22 de julho.
O plano do milionário russo passava por reembolsar os obrigacionistas em 300 milhões de euros já em julho, altura em que vencem parte das obrigações, enquanto o pagamento aos bancos (crédito sindicado de 912 milhões que vence no final do mês) seria adiado por quatro anos.