Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Belmiro propõe que Paulo Azevedo seja "chairman" da Sonae e partilhe presidência executiva com Paupério

Belmiro de Azevedo vai abandonar o cargo de "chairman" da Sonae SGPS. E propõe que assuma este cargo Paulo Azevedo, que deverá partilhar a presidência executiva da empresa com Ângelo Paupério.

Miguel Baltazar/Negócios
09 de Março de 2015 às 19:02
  • 7
  • ...

Belmiro de Azevedo não vai candidatar-se ao cargo de "chairman" da Sonae SGPS e propõe uma solução, de acordo com o comunicado emitido pela empresa para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM).

 

Paulo Azevedo é assim proposto para ocupar este cargo. Quanto à pasta de CEO, Belmiro propõe que Paulo Azevedo e Ângelo Paupério sejam co-CEO.

 

Belmiro de Azevedo, que foi o líder histórico da Sonae nas últimas quatro décadas, apesar de 2007 ter passado a ser "chairman" na holding que reúne, entre outros, activos como os hipermercados Continente, a operadora de telecomunicações Nos e o jornal Público, vai sair da administração da SGPS. Nesse ano, a presidência executiva passou a ser função do seu filho, Paulo Azevedo.

 

A saída, avançada pelo Diário Económico esta segunda-feira, foi confirmada esta tarde em comunicado à CMVM. Na próxima quarta-feira, apurou o Negócios, Belmiro de Azevedo irá comunicar o seu futuro profissional internamente, na Sonae SGPS.

 

Em nota ao mercado, a Sonae SGPS fez saber que recebeu uma comunicação da Efanor Investimentos, liderada por Belmiro de Azevedo, informando que o gestor "deliberou que não será candidato a integrar o conselho de administração desta sociedade, a eleger na próxima assembleia-geral anual". A Sonae SGPS apresenta esta quinta-feira, 12 de Março, os resultados relativos a 2014. A AG está marcada para 30 de Abril.

 

"Salvaguardadas devidamente as competências próprias do conselho de administração desta sociedade e a autonomia respectiva relativamente à nomeação do seu 'chairman' e CEO", comunicou ainda a Efanor à Sonae SGPS, "será proposto ao conselho de administração eleito que este considere a pertinência da eleição de Duarte Paulo Teixeira de Azevedo para os cargos de 'chairman' e co-CEO, juntamente do actual administrador financeiro da SGPS, Ângelo Gabriel Ribeirinho dos Santos Paupério.

 

Como explicação para a escolha de Paulo Azevedo e Ângelo Paupério para a liderança bicéfala da comissão executiva da SGPS, é explicado no comunicado que a sugestão tem em vista "assegurar uma filosofia de continuidade da gestão da sociedade para o futuro, em coerência com aquela que sempre foi desenvolvida até este momento em concertação com os interesses estratégicos dos seus accionistas".

 

A "lista de membros integrantes do Conselho de Administração desta sociedade que a Efanor Investimentos SGPS apresentará àquela assembleia-geral anual será oportunamente divulgada", adianta ainda o comunicado desta segunda-feira.

 

(Notícia actualizada às 19h25 com mais informação sobre a proposta da Efanor)

Ver comentários
Saber mais Belmiro de Azevedo Sonae SGPS Paulo Azevedo Ângelo Paupério
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio