Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo: "Toda a gente já tinha noção" de que "havia falta de capital" na CGD

Instado a comentar o "desvio" de 3.000 milhões de euros no plano definido para o banco público, o Presidente da República não quis "entrar" na luta de responsabilidades. E afirma que se saberá em "momento oportuno" qual o montante a injectar.

Bruno Simão/Negócios
06 de Julho de 2016 às 14:39
  • 18
  • ...

Marcelo Rebelo de Sousa não quis entrar no empurra-culpas entre os principais partidos políticos sobre as responsabilidades na Caixa Geral de Depósitos. Mas deixou claro que os problemas no banco não são surpresa nenhuma.

 

"Toda a gente já tinha noção de que, quando se falava de reestruturação e capitalização da Caixa, é porque havia falta de capital", disse o Presidente da República, que se encontra em Trás-os-Montes, aos jornalistas, em declarações transmitidas pela RTP 3.

 

O Chefe de Estado voltou a comentar o tema Caixa Geral de Depósitos, desta vez depois de o ministro das Finanças, Mário Centeno, ter dito no Parlamento que há "um desvio enormíssimo no plano de negócios que o Governo anterior geriu com a CGD que atinge verbas superiores a 3.000 milhões de euros".

 

É por esse motivo, explicou o governante aos deputados, que é necessário a injecção de capital no banco para que o planeado pelo Governo anterior e a Comissão Europeia, em 2012, aquando da ajuda pública. Já segundo Marcelo, vai "saber-se em tempo oportuno qual o montante de capital que faz falta". "Que se falava de montante de capital em falta já era assim", disse Marcelo, insistindo que o importante, e que está na base das negociações com a Direcção-Geral da Concorrência, é que o dinheiro mobilizado não seja contabilizado no défice orçamental.

 

Centeno atirou culpas para o Governo de Passos Coelho e para a antecessora Maria Luís Albuquerque mas Marcelo Rebelo de Sousa não quis fazer comentários: "O Presidente da República não entra nessas questões". E adiantou que tanto pode ser "responsável" a direita como a esquerda, o "Governo anterior ou o Governo anterior ao anterior". 

Este é mais um comentário de Marcelo Rebelo de Sousa sobre a situação na Caixa Geral de Depósitos. Ontem, o Presidente da República assumiu que dentro de "10 a 12 dias" a nova administração, liderada por António Domingues, está em condições de entrar em funções. 

Ver comentários
Saber mais Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa Caixa Geral de Depósitos Mário Centeno
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio