Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Matos Correia: inquérito à CGD é "importante para reforço do prestígio do Parlamento"

O presidente da comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, que tomou posse esta terça-feira, promete "isenção" e "rigor" mas admite "tarefa difícil e exigente".

A carregar o vídeo ...
05 de Julho de 2016 às 18:12
  • 1
  • ...

O deputado social-democrata José Matos Correia (na foto) acredita que a comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos poderá ajudar a dar nome à Assembleia da República. A liderança de uma iniciativa deste género, assumida esta terça-feira, 5 de Junho, é uma "tarefa difícil e exigente" mas ao mesmo tempo "importante para o reforço do prestígio do Parlamento".

 

Aos deputados, depois de Ferro Rodrigues ter dito que o Parlamento não pode cruzar os braços à análise da Caixa Geral de Depósitos, Matos Correia promoveu "absoluta isenção e rigor" na presidência desta comissão parlamentar de inquérito. A iniciativa foi promovida de forma potestativa pelo PSD, pelo que é ao partido mais representado no Parlamento que cabe a presidência da comissão de inquérito.

 

Matos Correia admite que haverá uma atenção especial sobre o Parlamento e deixa um aviso especial aos deputados: "no quadro das divergências político-partidárias, que são comuns e desejáveis, cada um dos deputados fará os possíveis para que o objectivo seja realizado".

 

A comissão de inquérito vai olhar para os últimos anos do banco público, nomeadamente desde 2000, olhando para a gestão e para o processo de capitalização agora em curso.

 

Na primeira reunião da comissão, em que o PSD avançou já com pedidos de audição de Mário Centeno, Carlos Costa e José de Matos para serem ouvidos antes do Verão, Matos Correia confessou que acredita que haverá "um "número significativo de audições".

 

PS e PSD defendem esforço

 

Na primeira reunião, tanto o PS como o PSD alinharam na mesma ideia de que é importante olhar para a Caixa Geral de Depósitos.

 

O PS, segundo o coordenador João Paulo Correia, quis deixar claro que o PS está "totalmente empenhado num trabalho esclarecedor e conclusivo".

 

Já Hugo Soares, do PSD, quis afirmar que é "da maior relevância que esta comissão de inquérito possa levar a bom porto" o escrutínio da gestão e do processo de capitalização. 

 

Ver comentários
Saber mais José Matos Correia Caixa Geral de Depósitos Assembleia da República Ferro Rodrigues Mário Centeno Carlos Costa José de Matos Hugo Soares
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio