Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Isabel dos Santos acusa Governo de ser "parcial" no caso BPI

A Santoro diz, em comunicado, que o Governo português, ao aprovar uma lei da desblindagem "favoreceu" o CaixaBank num momento em que as duas partes se encontravam "em pleno processo negocial".

Miguel Baltazar
19 de Abril de 2016 às 15:52
  • 25
  • ...
A Santoro, 'holding' detida por Isabel dos Santos, acusa o Governo de favorecer uma das partes no caso BPI, ou seja o CaixaBank, ao aprovar uma lei sobre deslindagem de estatutos, contrariando "o construtivo envolvimento do Governo português em dada fase de conciliação do processo".

Em contrapartida, argumenta a Santoro em comunicado divulgado esta terça-feira, 19 de Abril, o Executivo liderado por António Costa tomou agora "uma medida historicamente sem precedentes e declaradamente parcial com a aprovação de um decreto-lei - identificado como o 'diploma do BPI' - que favorece uma das partes, no momento em que estas se encontravam em pleno processo negocial".

No mesmo comunicado, a Santoro diz que "sempre esteve empenhada em contribuir para uma solução do problema criado pelo BCE, o do risco de exposição do BPI a Angola" e mantém a porta das negociações aberta.

"Mantemos a nossa intenção de conduzir este processo de forma a responder aos interesses de todas as partes envolvidas, respeitando sempre os princípios da idoneidade e transparência", diz a Santoro.

Na segunda-feira, a
pós um encontro com o seu homologo francês, em Paris, António Costa explicou que o diploma da desblindagem não foi feito apenas para a situação do BPI.

 

"Há cerca de oito instituições financeiras em Portugal, que têm estatutos com restrição dos direitos de voto e aprovámos efectivamente na quinta-feira passada um diploma que prevê regularmente que os accionistas tenham que rever a manutenção dessas restrições", disse. Além do BPI, o BCP é uma entidade visada, já que também tem um limite de 20%, como no BPI - os bancos terão até ao final do ano para implementar essa desblindagem

Ver comentários
Saber mais Santoro BPI CaixaBank Angola banca Isabel dos Santos Governo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio