Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo critica BdP e instituições internacionais por permitirem "mascarar" problemas na banca

Ricardo Mourinho Félix voltou a deixar uma crítica pública ao trabalho do governador Carlos Costa. E também criticou as "instituições internacionais" por terem sido complacentes com o Executivo anterior.

Bruno Simão/Negócios
08 de Setembro de 2016 às 16:56
  • 25
  • ...

O Governo de António Costa acusa o anterior Executivo de Passos Coelho de ter escondido a verdadeira situação da Caixa Geral de Depósitos. E deixa críticas a quem, afirma, ajudou a esse facto.

 

Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado do Tesouro e Finanças (na foto), foi ao Parlamento, chamado pelo CDS, para falar sobre o banco público. E uma das primeiras afirmações foi a de que a recessão que Portugal viveu foi "tão profunda que deixou marcas no sistema financeiro".

 

"Marcas tanto maiores quanto os problemas do sistema financeiro, foram  mascarados pelo anterior Executivo, com a complacência do supervisor e das instituições internacionais", declarou Mourinho Félix aos deputados.

 

O Governo volta a fazer assim uma crítica ao trabalho do governador – não é inédito, já que Mourinho Félix e Mário Centeno (que marcou o debate pela ausência) o fizeram noutras ocasiões. Mas também deixa farpas às instituições internacionais, sem as especificar. O discurso do Governo tem defendido que a troika esteve no país entre 2011 e 2014, dedicou dinheiro para a banca, e depois da sua saída já foram descobertos problemas no BES, no Banif. Agora, foi necessário capitalizar a Caia Geral de Depósitos.

 

A par do Fundo Monetário Internacional, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu faziam parte da troika e estiveram envolvidos, juntamente com o Governo, nas negociações para a capitalização e para a elaboração do plano de negócios da Caixa Geral de Depósitos. 

 

A CGD vai fazer um aumento de capital de 5.160 milhões de euros, 2.700 milhões dos quais de dinheiro fresco.

Ver comentários
Saber mais Parlamento Portugal Governo Mário Centeno BES Banif economia negócios e finanças banca política economia (geral) macroeconomia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio