Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo soberano da Noruega registou o maior prejuízo em quatro anos

O fundo soberano da Noruega registou no terceiro trimestre do ano um prejuízo de 273 mil milhões de coroas norueguesas (28,8 mil milhões de euros), o seu maior prejuízo nos últimos quatro anos.

Bloomberg
28 de Outubro de 2015 às 16:11
  • 3
  • ...

O maior fundo soberano do mundo registou no terceiro trimestre do ano prejuízos na ordem dos 273 mil milhões de coroas norueguesas (28,8 mil milhões de euros), revela esta quarta-feira, 28 de Outubro, a Bloomberg.

 

As perdas do fundo soberano da Noruega deveram-se sobretudo às acções chinesas e ao escândalo na Volkswagen, numa altura em que o governo norueguês se prepara para recorrer ao fundo com o objectivo de corrigir o défice orçamental.

 

"Temos de esperar oscilações no valor do fundo quando há grandes movimentações no mercado", disse o administrador executivo do fundo Yngve Slyngstad.

 

O fundo norueguês teve uma perda de 21,3% devido às acções chinesas e 16,6% das perdas foram atribuídas à participação de mercados emergentes durante este terceiro trimestre, que terminou em Setembro.

 

Na última década, o fundo cresceu em mais de seis vezes relativamente ao seu tamanho inicial devido aos preços do petróleo. Agora, o fundo norueguês enfrenta desafios que podem até fazer com que deixe de funcionar no próximo ano, escreve a Bloomberg.

 

Ainda este mês, foi revelado que o governo norueguês poderia vir a precisar de retirar dinheiro do fundo para conseguir fazer face ao número de refugiados a ser acolhidos pela Noruega.

Ver comentários
Saber mais Noruega fundo soberano Yngve Slyngstad economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio