Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Noruega terá de recorrer a fundo soberano para fazer face a pedidos de asilo

O número crescente de pedidos de asilo poderá obrigar a Noruega a usar mais dinheiro do que o previsto do fundo soberano em 2016. O país elevou as suas estimativas e espera agora receber entre 20.000 a 25.000 refugiados até ao final deste ano.

Bloomberg
13 de Outubro de 2015 às 11:27
  • 2
  • ...

A Noruega poderá ter de usar mais recursos do que o previsto do fundo soberano de 856 mil milhões de dólares em 2016 para conseguir fazer face ao número crescente de pedidos de asilo, informou a primeira-ministra Erna Solberg, escreve a Reuters esta terça-feira, 13 de Outubro.

"Precisamos de usar mais dinheiro porque não podemos parar tudo o que está a acontecer na Noruega [referindo-se aos investimentos que estão a decorrer] apenas para pagar pelo fluxo de refugiados", disse Soldberg, citada pelo jornal económico Dagens Naeringsliv, noticia a Reuters. Questionada sobre se isto implicaria alocar mais recursos do fundo soberano, Soldberg anuiu. "Sim, não acredito que consigamos gerir isto apenas com a realocação [de recursos]".

Ao Parlamento, Soldberg disse que o país terá de gastar mais 40 a 50 mil milhões de coroas norueguesas (4,3 a 5,4 mil milhões de euros) nos próximos cinco anos para fazer face à questão dos refugiados.


"Se 40.000 a 50.000 refugiados receberem residência, os custos nos próximos cinco anos podem situar-se entre as 40 a s 50 mil milhões de coroas", disse, acrescentando que "com muitos menores a chegar também, esse número pode ser ainda maior".

O Governo deverá apresentar "em breve" uma emenda ao orçamento de 2016, apresentado na semana passada, com base nestas novas estimativas, acrescentou.

Recorda a Reuters que Soldberg informou na semana passada que iria fazer o primeiro levantamento de dinheiro do fundo, o maior do mundo, para financiar a redução dos impostos e dinamizar a economia em abrandamento, penalizada pela queda do preço do petróleo.


Em 2016 estava previsto gastar 2,8% do valor deste fundo, acima dos 2,6% previstos para este ano, o que equivale a cerca de 23 mil milhões de coroas norueguesas. Esta soma poderá agora revelar-se insuficiente.


Oslo reviu na semana passada as suas projecções sobre o número de pedidos de asilo para este ano, esperando receber entre 20.000 a 25.000 refugiados em 2015, acima dos 16 a 20 mil estimados em Setembro. Em 2016, o número aumenta para 30 mil. Actualmente, a Noruega conta com 5,2 milhões de habitantes.

(Notícia actualizada com mais informação às 11h40)

Ver comentários
Saber mais Noruega Erna Solberg Dagens Naeringsliv Oslo política refugiados economia negócios e finanças fundo soberano norueguês
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio