Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno admite que notícia da TVI teve impacto na resolução do Banif

O ministro das Finanças reconheceu que a notícia da TVI sobre as dificuldades do Banif "teve impacto" na intervenção no banco. No parlamento, Mário Centeno garantiu que a Apollo nunca fez uma proposta vinculativa para comprar o banco.

Rodrigo Gatinho
29 de Janeiro de 2016 às 21:10
  • 6
  • ...

"Aconteceram alguns eventos na semana anterior à resolução que tiveram impacto na resolução do Banif", admitiu o ministro das Finanças, na audiência que decorre esta sexta-feira, 29 de janeiro, na comissão parlamentar de orçamento e finanças.

 

Mário Centeno referia-se à notícia de 13 de dezembro que dizia que o Banif estava preparado para fechar, depois de ter sido questionado pelo deputado do PSD, António leitão Amaro, sobre o impacto desta informação e sobre se o Ministério tinha sido fonte de informação nesta notícia. No entanto, o governante não referiu especificamente à informação da TVI. "Teve impacto, mas não posso atribuir causalidade", sublinhou o ministro.

 

Centeno revelou ainda que durante o processo de venda voluntária do Banif apenas apareceram três ofertas, das quais somente duas eram vinculativas. O ministro adiantou que a proposta da Apollo, gestora norte-americana de private equity, "não era vinculativa".

 

"A famosa proposta da Apollo não existe. Era mais um 'se'. E com 'ses' não se vendem bancos. Era uma proposta não vinculativa", insistiu Centeno, depois de ter adiantando que a exigência de ofertas vinculativas pretendia garantir a venda do Banif.

 

"No momento de entrega de propostas de compra pediam-se propostas vinculativas. Se não, as ofertas eram 'ses' e com 'ses' não se vendem bancos", justificou Centeno.

Ver comentários
Saber mais Banif Mário Centeno PSD Ministério das Finanças Amaro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio