Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Volkswagen baixa previsões de vendas para este ano devido à China

A Volkswagen baixou as previsões de vendas globais para este ano, apesar de os lucros operacionais terem aumentado 4,9% no segundo trimestre, para 3,49 mil milhões de euros. Em causa está o recuo no mercado chinês, o maior mercado automóvel do mundo, escreve a Bloomberg.

Bloomberg
29 de Julho de 2015 às 11:54
  • ...

"As vendas deverão ficar ao mesmo nível que 2014", escreve a Bloomberg esta quarta-feira, 29 de Julho, citando as previsões da marca, que além da preocupação manifestada sobre o desempenho da economia chinesa, salientou o desafio colocado pelo mercado russo e da América do Sul. A Volkswagen recua, assim, nas previsões anteriores, onde se perspectivava um ligeiro aumento na venda de veículos para este ano.

"Estamos a olhar atentamente para as tendências macroeconómicas globais, especialmente no que diz respeito a incertezas relativamente ao mercado chinês, brasileiro e russo", disse Martin Winterkorn, CEO da Volkswagen.

A Peugeot Citröen também fez referência ao difícil mercado chinês quando a apresentação dos seus resultados esta quarta-feira. Apesar de ter aumentado significativamente os lucros na primeira metade deste ano, a empresa francesa não aumentou as previsões de lucro.

"Era de esperar, até certo ponto, que as previsões de vendas tivessem de ser reduzidas, dado o recuo do mercado", disse Juergen pieper, analista do Bankhaus Metzler, de Frankfurt, citado pela Bloomberg. "As outras [empresas] não estão a ter um desempenho muito melhor, se olharmos para a Toyota ou a Peugeot", concluiu.

Apesar das dificuldades referidas pela Volkswagen, os lucros operacionais aumentaram 4,9% no segundo trimestre, para 3.492 milhões de euros, pode ler-se no relatório de contas da empresa, estimulado por ganhos ao nível dos carros de luxo de marca Porsche e Audi, escreve a Bloomberg.
Este valor supera o estimado pelos analistas da agência noticiosa, de 3,48 mil milhões de euros. As vendas no segundo trimestre de 2015 ascenderam aos 56.041 milhões de euros, mais 9,9% do que o valor registado no mesmo período do ano passado. Em termos absolutos, foram vendidos no trimestre em questão 2.483 milhões de veículos do grupo, menos 6,1% do que no ano passado.

Em termos semestrais, o lucro entre Janeiro e Junho de 2015 foi de 6.820 milhões de euros, um aumento de 10,3% face ao valor registado no período homólogo. A Volkswagen registou vendas de 108.776 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2015, mais 10,1% do que o alcançado entre Janeiro e Junho do ano passado. No total, a empresa vendeu no primeiro semestre deste ano 5.090 milhões de veículos, menos 2,2% do que no mesmo período do ano passado.

(Actualizado às 12h30 com dados semestrais e número de veículos vendidos)

 

Ver comentários
Saber mais Bloomberg Volkswagen Martin Winterkorn Peogeot Citroen Juergen Bankhaus Metzler Automóvel China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio