Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas apoia agricultores europeus afectados pelo embargo russo

A Comissão Europeia vai ajudar os produtores europeus de fruta e produtos hortícolas a enfrentarem o impacto da proibição russa às importações. A Comissão vai estender até Junho de 2016 as medidas de "rede de segurança" europeia para o sector.

Maxim Zmeyev/Reuters
07 de Agosto de 2015 às 14:01
  • ...

A Comissão Europeia confirmou esta sexta-feira, 7 de Agosto, que vai alargar até Junho de 2016 as medidas de apoio ao sector agrícola devido ao impacto da proibição russa às importações.

 

A medida aprovada hoje abrange uma vasta gama de produtos e foram atribuídos volumes de referência aos Estados-membros com base nas exportações para a Rússia nos três anos anteriores à proibição, com uma quantidade adicional de até três mil toneladas para todos os Estados-membros.

Para alguns destes produtores europeus, a Rússia era um destino de mercado particularmente importante. Em 2013, a União Europeia exportou produtos alimentares para a Rússia no valor de 5,2 mil milhões de euros (4% do total das exportações agro-alimentares da União Europeia).

 

Para encontrar mercados alternativos fora da União Europeia, a Comissão Europeia já procura medidas de promoção para ajudar a diversificação das exportações.

 

Há cerca de um ano a Rússia proibiu a importação da maioria dos países que impuseram sanções a Moscovo devido à guerra na Ucrânia. Na passada quinta-feira, 6 de Agosto, a Rússia anunciou que este embargo foi renovado por mais um ano.

 

Também na passada quinta-feira, 6 de Agosto, as autoridades russas destruíram 319 toneladas de produtos alimentares ocidentais.

Ver comentários
Saber mais Rússia produtores Comissão Europeia indústria agro-alimentar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio