Notícia
Economia russa acentuou quebra no segundo trimestre de 2015
A Rússia está perto de ultrapassar a recessão, acredita o ministro da economia russo, apesar do PIB ter recuado 4,4% no segundo trimestre do ano, segundo as estimativas do Governo.
O produto interno bruto (PIB) deverá ter recuado 4,4% no segundo trimestre de 2015, comparativamente ao período homólogo, informou o ministro da Economia Alexey Ulyukayev esta segunda-feira, 27 de Julho, em Brest, na Bielorrússia, com base nas estimativas preliminares do seu ministério, citado pela Bloomberg.
"Este será provavelmente o ponto mais baixo" do ciclo económico, disse o ministro após uma reunião com o seu homólogo na Bielorrússia, Vladimir Zinovsky. "A partir do terceiro trimestre, haverá lugar a um ajustamento", acredita o responsável russo.
O PIB caiu 2,2% no primeiro trimestre deste ano, pela primeira vez desde 2009, recorda a Bloomberg.
"Estamos preocupados com a questão do investimento, a actividade [no sector da] construção", assumiu Ulyukayev, ressalvando que "se olharmos para a economia no global, vemos que o consumo está melhor e a produção de produtos alimentares mostra uma dinâmica positiva".
"Em 2016, vamos entrar numa tendência de um lento, mas estável, crescimento económico", concluiu Ulyukayev, citado pela Bloomberg.
A recessão Russa foi potenciada pela queda nos preços do petróleo e pelas sanções internacionais impostas pelo apoio do país os rebeldes na Ucrânia.