Notícia
Economia russa contrariou estimativas e cresceu 0,4% no final de 2014
O Banco Mundial avisa, contudo, que a economia da Rússia poderá contrair 3,8% este ano se o preço do petróleo atingir uma média de 53 dólares por barril. Se a média for de 45 dólares, a contracção do PIB poderá chegar aos 4,6%.
A economia russa cresceu, inesperadamente, no último trimestre do ano passado. O PIB avançou 0,4% nos últimos três meses de 2014 face ao mesmo período do ano anterior, segundo os dados divulgados esta quarta-feira, 1 de Abril, pelo gabinete estatístico de Moscovo.
O crescimento registado no último trimestre segue-se a um avanço de 0,9% do PIB nos três meses anteriores, e supera as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg que apontavam para a estagnação.
De acordo com os dados divulgados, no conjunto do ano o PIB da Rússia cresceu 0,6%, confirmando a primeira leitura avançada em Janeiro.
No entanto, a queda de quase 50% dos preços do petróleo e a maior crise do rublo desde 1998 estão a conduzir a Rússia – grande exportadora de energia – para a beira da recessão.
As sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia relacionadas com o conflito na Ucrânia cortaram o acesso da Rússia aos mercados internacionais, forçando as autoridades a responder com cortes na despesa e com um aumento da taxa de juro de referência em Dezembro.
O rublo, que depreciou 46% face ao dólar no ano passado, já valorizou 4% este ano, o melhor desempenho entre um grupo de 24 divisas de mercados emergentes seguidas pela Bloomberg.
Segundo um relatório divulgado pelo Banco Mundial, a economia da Rússia poderá contrair 3,8% este ano se o preço do petróleo atingir uma média de 53 dólares por barril. Se a média for de 45 dólares por barril, o PIB da Rússia poderá contrair 4,6%.