Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE alarga investigações para travar compra desleal de aço à China

A Comissão Europeia admite tomar medidas para proteger as empresas europeias caso tenha mais provas de que existe concorrência desleal por parte da China.

12 de Fevereiro de 2016 às 12:26
  • ...

A União Europeia lançou novas investigações a eventuais práticas de "dumping" (prática comercial em que determinadas empresas de um país vendem produtos para outra região a preços mais baixos) na importação de produtos do sector do aço e promete endurecer as medidas de defesa das empresas europeias.

As novas três investigações abertas por Bruxelas incidem sobre a importação de produtos de aço vindos da China e passam para nove o total de averiguações da Comissão Europeia sobre práticas de "dumping" neste sector. Além da China, também as importações chegadas da Rússia estão a ser escrutinadas.

A União Europeia tem em curso 37 medidas para proteger as empresas europeias deste tipo de práticas anti-concorrenciais. "O sector do aço enfrenta actualmente um leque alargado de desafios. E os instrumentos de defesa comercia da União Europeia não podem por si só resolver todos os problemas, mas a Comissão Europeia está a agir e a aplicar todos os instrumentos ao dispor para apoiar e assegurar condições equilibradas", referiu Cecilia Malmström, comissária europeia do comércio, num comunicado.

Acrescentou que "não podemos permitir a concorrência desleal vinda de importações artificialmente baratas que ameaçam a nossa indústria. Estou determinada a usar todos os meios possíveis para assegurar que os nossos parceiros comerciais actuam segundo as regras". E avisa: "Colocámos em prática até agora medidas de defesa em mais de 30 tipos diferentes de produtos de aço e continuaremos a enfrentar de forma efectiva as preocupações legítimas da nossa indústria".  

Ver comentários
Saber mais União Europeia Bruxelas China Comissão Europeia Rússia Cecilia Malmström economia negócios e finanças política diplomacia aço
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio