Notícia
Rajoy promete mudanças ainda antes do Verão
O primeiro-ministro confirmou que fará mudanças antes do Verão, mas não concretizou se no Governo, no partido ou ambos. Rajoy cede à pressão provocada pela perda de todas as sete maiorias detidas nas 13 regiões autonómicas.
As alterações não só vão acontecer, como serão feitas ainda antes da chegada do Verão. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, confirmou esta terça-feira, 2 de Junho, que procederá a mudanças que permitam ao PP assegurar a confiança do povo espanhol.
À pergunta se essas alterações serão feitas antes do Verão, Rajoy respondeu "sim", deixando no entanto por explicar se as mudanças serão apenas no elenco do Governo, no PP ou em ambos. "Já disse o suficiente", respondeu não esclarecendo a curiosidade dos jornalistas.
Depois de na semana passada Rajoy já ter admitido fazer mudanças que permitissem corresponder à vontade demonstrada pelo povo espanhol nas eleições autonómicas de 24 de Maio, no último sábado o primeiro-ministro já se referia à necessidade de mudar alguma coisa. "Temos que mudar algumas coisas, e vamos fazê-lo", disse então citado pelo Vanguardia.
A perda de sete maiorias detidas pelos populares em 13 das comunidades autonómicas que foram a votos no dia 24 de Maio, bem como a perda de cerca de 2,4 milhões de votos, elevou a pressão interna para que Mariano Rajoy fizesse alguma coisa para mudar o rumo da situação.
O presidente da comunidade de Castela e Leão, Juan Vicente Herrera, que ficou a apenas um deputado da maioria, foi uma das primeiras vozes a exigir mudanças a Rajoy. O Vanguardia escreve que o primeiro-ministro está consciente da necessidade de proceder a mudanças, até pelo rasto negativo que os sucessivos casos de corrupção que envolvem figuras do PP deixaram no partido.
De cara às eleições do próximo mês de Novembro, Mariano Rajoy apostará numa política económica diferente, aproveitando para tal a recuperação da economia espanhola verificada ao longo dos últimos meses. Para reconquistar a confiança dos espanhóis, Rajoy acredita que é preciso "rectificar algumas coisas".
Com base em fontes oficiais, o jornal ABC adianta que as mudanças anunciadas se deverão produzir depois de 13 de Junho, a data prevista para a constituição dos executivos camarários. O objectivo anunciado de alterar a estratégia de comunicação do governo e do partido passa agora por enfrentar o mês de Agosto com um partido e governo reforçados.
Se a substituição de María Dolores de Cospedal como secretária-geral do PP parece cada vez mais uma decisão pré-anunciada, o ABC adianta que também no governo acontecerão alterações de forma a garantir um novo impulso a poucos meses das eleições.
Este diário espanhol escreve ainda que Rajoy pretende introduzir reformas na Justiça espanhola, acelerar a redução de impostos e renovar o PP, a começar pelos candidatos derrotados nas eleições regionais e municipais de há duas semanas.